Resenha #14 | Deslembrança

por - novembro 14, 2015

Título: Deslembrança
Autora: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 250
Ano: 2012
Classificação: 
Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manha, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

 Opinião: O que mais despertou curiosidade em mim nesse livro foi a frase na capa "Não tenho passado. Minhas lembranças estão no futuro." Como fica um pouco claro, nós logo percebemos que se trata de alguém que não tem lembrança. Mas, mais do que isso, as lembranças podem estar no futuro, como acontecimentos que ainda estão por vir. Isso é um pouco estranho, mas é a história de London Lane. 

É um livro bem curto e simples, apesar de eu ter pensado ser diferente inicialmente. Quando se tratou do romance, penso que foi um pouco fraco e mal construído. Ainda existia ali um daqueles romances de ensino médio, onde certas coisas ainda não fazem sentido. Além disso, o relacionamento entre eles parece que ficou mal desenvolvido. Bem, mas apesar disso, o livro possui uma leitura bem agradável e fluida, motivo que não retira algumas de suas qualidades. 

O livro nos conta a história de London Lane (como eu já disse) e é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista dela. London é uma garota de 16 anos que leva, ou pelo menos tenta, levar uma vida normal. Normal na medida mais possível para ela. Pois já imaginou como seria acordar todos os dias e simplesmente não se lembrar do que já passou? London enfrenta isso, mas ela relata em bilhetes todos os fatos mais importantes ou insignificantes do seu dia a dia para lê-los no dia seguinte e tentar agir normalmente conforme o que já aconteceu. 

Ou seja, toda a sua vida se resume nisso: anotações. Sejam mais simples ou mais complexas, dependo do que ela seleciona para se lembrar após esse dia. E não é só isso. Apesar de não se lembrar do passado, ela lembra do futuro. É como se previsse o que estaria por vir, como por exemplo, as más notícias que ela sabe que virão surgir, e tenta por tudo impedir que elas se concretizem. 

Então, goste ou não, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. 

London vai tentando levar uma vida na medida do possível, até conhecer Luke Henry, um garoto bonito, cativante e esperto nos melhores momentos que é preciso para conquistá-la. Assim, conforme, ela anota em seus bilhetes os dias já passados ao lado de Luke, ele vai provocando certas mudanças em sua vida, como quando seus sonhos misteriosos surgem e ela não sabe se Luke tem alguma ligação com algum deles. Além disso, existem segredos sendo mantidos em volta de sua família e seus sonhos sombrios que persistem em sempre voltar. 

Afinal, qual seria a ligação entre os sonhos e o passado de London? A pessoa certa a ajudá-la nessa descoberta é apenas Luke. Através dele, ela irá compreender seus piores pesadelos do passado. 

Cat Patrick desenvolveu sua história de forma bastante misteriosa e esse foi o principal motivo de ter chamado minha atenção. A narrativa é muito fácil e agradável, assim como muitos outros livros também são. Mas o que o diferencia de todos é o assunto tratado. Realmente nunca havia lido um livro tão diferente como esse e ao mesmo tempo estranho. Em meio a história, o livro despertava curiosidades em mim que me deixava sempre com vontade de ler mais.  

Enfim, o que posso dizer é que é um livro ótimo e interessante pra quem quer algo diferente, mesmo que tenha existido uma relação rápida demais e inesperada entre London e Luke.

Até a próxima pessoal! Beijos!

♥ Você também vai amar:

20 comentários

  1. Já li esse livro mais de duas vezes, é lindo mesmo, né! Também achei que o romance entre eles ficou bem fraquinho e sem sentido, mas fora isso, é até fofa a leitura.
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, vou procurar ler esse livro :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu ja tinha visto a resenha desse mesmo livro em outro blog, eu gostei da sua tbm kkk vou procurar.

    seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou né! rsrs leia mesmo! Beijos

      Excluir
  4. Nunca li, mas parece muito bom, vou tentar ler se encontrar para vender ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li mas fiquei com vontade de ler porque amo histórias de romance tipo adolescentes haha
    Bjos

    Papo Garota
    YouTube

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito destes livros que mexem com a nossa imaginação e nos fazem pensar mais enquanto estamos lendo, me lembrou Todo Dia do David Levithan e Como Se Fosse a Primeira Vez do Marc Levy. Gostaria de poder ler.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São maravilhosos não? *-* Leia, garanto que irá adorar! Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  7. Oii, tudo bem ?
    Eu já li esse livro, e gostei bastante da história.
    Mas o que não gostei muito é o final do livro, achei que ela quis terminar logo, e contar tudo rápido.
    Mas tirando isso, é muito bom.
    Beijos

    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também achamos que faltou algo, mas ainda assim é uma leitura que totalmente vale a pena!! Beijos.

      Excluir
  8. O livro parece interessante, pena que o romance é fraco :(
    Ótima resenha. Beijos!

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim :C mas leia, garanto que irá gostar um tiquinho! Rsrs, obrigada pela visita! Beijos!

      Excluir
  9. Sempre tive curiosidade em relação a esse livro, pois tem uma premissa interessante, sua resenha ficou muito bem feita, me deu mais vontade de ler o livro.
    Seu blog é um amor estou te seguindo e sempre te acompanhando.
    -beijos, Carol!
    https://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Leia mesmo, garanto que gostará! haha Seguindo seu blog também!

      http://vorazesleitoras.blogspot.com/

      Excluir