Primeiras Impressões | A Estranha Mente de Seth

por - dezembro 10, 2015

Título: A Estranha Mente de Seth
Autora: Alana Gabriela
Editora: Autografia
Ano: 2015
Páginas: 146
:: Adquirir ::
Sinopse: "Seth R. é um jovem extremista, um pensador que vive entre aulas matinais na faculdade e noites de treino numa sociedade clandestina e assassina em Vojerasa. Seth tem duas obsessões que controla com frieza e paciência: manter Lauren, seu amor platônico e sôfrego, pura para sempre e matar o conde Luendres Marquez. Tudo foi planejado. Ele tem um plano perfeito. O mártir perfeito em quem se apoiar. Seth fará o impensado e causará a Primeira Grande Guerra."

Primeiras Impressões: Em primeiro lugar, devo agradecer a nossa autora parceira, Alana Gabriela, por ter nos dado a oportunidade de resenhar e apresentar para vocês o trabalho dela! Agora temos somente as Primeiras Impressões, para dar um gostinho a vocês, mas em breve teremos a resenha completa!

Logo que comecei a ler o livro me chamou atenção a nota da autora, uma frase que foi legal e eu realmente gostei: 

"E agora estou mostrando o caminho para que todos tenham acesso à “A Estranha Mente de Seth”. Está pronto para embarcar nessa viagem? História baseada em fatos reais."

E então, realmente fiquei deliciada ao saber que se tratava nada menos que uma história real! Gente, tudo muda quando sabemos que aquilo realmente ocorreu com alguém, não é? A trama teve um novo "ar" para mim, se é que me entendem.

Agora, vamos por partes. O primeiro capítulo nos deparamos logo de cara com uma história, meio macabra, devo dizer, sobre Latos, Sufue Antine, atentados e impérios. Admito que fiquei meio confusa, mas este é o ponto, a mente de Seth é um emaranhado de pensamentos, viagens e divagações.

Em sincronia com o nada, reflito no absurdo e no simples e como eles podem se fundir. Penso nas dores fortes e intensas do suplício, do contraditório e do que não é real ou que não deveria ser. Existem opções na vida, caminhos estranhos e negros à frente, gélidos e silenciosos.

Logo de cara percebi o porquê do título "Estranha Mente de Seth", seus pensamentos são totalmente controversos. Em um momento está contando histórias e aprendendo sobre elas e em outro está narrando sua reflexão simples e pacata, mas logo nos deparamos com sua revolta, dizendo que palavras são enganosas, a língua é insana. Ele mistura sua vida pacata com algo deturpado e frenético.

O segundo capítulo nos apresenta um pouco de sua história, sua infância pobre, sem escolas adequadas e sobre seus irmãos que faleceram, restando apenas dois, incluindo Seth. Mas ele não se apega a isso, pelo contrário, não fica reclamando sobre o que não tem, mas quer resultados, mudanças. Seu pensamento é diferente da maioria, como disse, uma controversa.

"Ficar quieto e estudar as possibilidades de fazer algo surpreendente é o meu objetivo, pois não dá para ser relapso e fazer coisas imprudentes sem analisar todas as perspectivas. A verdade é que prefiro ficar sozinho, num canto, calado e deixando tudo ao redor fluir enquanto só observo as coisas. Ser fechado em si mesmo é algo bom, eu sei."

Seth criou um transe, em sua mente, onde se desliga de tudo. As vezes ele não sabe como parar, se perdia naquele mundo e alguém precisava resgatá-lo, ou melhor, interrompê-lo, pois Seth prefere seu mundo imerso em pensamentos e histórias, do que sua realidade monótona. Seth também odiava conversas frívolas, sem sentido, sempre ficava de corpo presente, mas não ficava atento ao que falavam, para ele não interessava.

Logo mais informações são inseridas nas divagações de Seth. Ele conta sobre a sociedade que participa, onde conversam sobre várias coisas, política, histórias e outros. Não vi um objetivo nessa sociedade, mas deve ser esclarecida em algum momento da trama. Enfim, Seth tem uma vida dupla.

O terceiro capítulo já começa com os pensamentos revoltos de Seth, discursando sobre seu ódio contra esnobes e ricos Birronenses, mas não por inveja e sim por anseio pela justiça.

"Tudo tem dois lados. Eu sou reticente. Sou aquele a que todos não prestam atenção, mas que se um dia ficar na ponta de um precipício será lembrado como o fardo e por fim o estranho cheio de ideias execráveis."

Novamente vemos como Seth viajando entre sua realidade e o mundo que deseja, que quer lutar. Tem pensamentos sombrios, na margem da realidade, por vezes sendo puxado de sua mente. Seth não tem coisas na sua cabeça além desses pensamentos de revolta, luta, justiça. Um colega da faculdade repele isso algumas vezes, mas é um pouco inútil, pois Seth não vive no mundo das pessoas comuns. Ele não foi feito pra isso, como ele chama, são meros exercícios de frivolidades ter que interagir e agir como se importasse com coisas mundanas.

O quarto capítulo nos deparamos com os pensamentos mal humorados de Seth, onde conta que sua mãe também é uma das pessoas que o tira de sua viagem de pensamentos. Então conhecemos o amor de Seth, ela é como um símbolo, algo que Seth acha necessário manter pura e intocada. Não entendo essa necessidade dele, mas como o livro já diz, a mente dele é estranha.

"Reviro os olhos, tento me concentrar em minha bebida e fingir que nada está acontecendo. Fala sério! Não, não sou um panaca, nem um nerd esquisito ou coisa desse tipo. Nem tremo de medo por falar com mulheres; não tenho esse tipo de fobia, posso ser um autoexilado, relações sociais são complicadas, no entanto tenho a plateia necessária para o que faço. "

Como dizia, esse "amor" se chama Lauren. Então adentramos ao quinto capítulo, onde vemos Seth lutando contra si mesmo, afirmando não estar doente, mas as crises de falta de ar e tosse devem indicar algo, não? Ele mente para si mesmo dizendo que são alucinações. Ele foge de casa a procura de uma casa, que é seu destino. Depois descobrimos que é um tipo de reunião da sociedade que participa.

"Há uma infinidade de nada nessa casa antiga. É como gosto de chamar de a existência de ausência. Tudo é metódico e sem qualquer coisa que possa ligar a nós. A Face Negra é feita para não existir, somos fantasmas soltos, que andam de forma aleatória para passar adiante a estratégia de tensão. Somos os pioneiros em estudar acerca disso, porque ainda não fizemos as experiências concretas, mas logo, espero, que aconteça."

A reunião é bem intensa, Seth é testado em um dado momento, mas contorna isso com facilidade. Seus pensamentos são ágeis. 

"Os superiores da face negra querem saber se tivemos a coragem de abrir o que pode nos prender. Eles querem saber o quão estamos engajados nessa coisa toda. Eles querem saber se somos impetuosos." 

Tudo gira em torno de Seth e sua obsessão por essa sociedade. Talvez estejam planejando algo, talvez façam algo que mude o mundo, mas também me parece que talvez não passará disso, das divagações de Seth e sua loucura incontida em sua mente. Quem sabe? 

Esqueci de comentar que não li a sinopse antes de escrever essas Primeiras Impressões, justamente para ser sincera sobre o que percebi. Seth é realmente diferente e isso é instigante, nos faz querer saber onde sua mente irá levá-lo e o que vão resultar todos esses pensamentos e anseios por justiça. Ele deixa muitas interrogações que nos fazem querer descobrir onde tudo vai terminar, ou se vai terminar.

Admito também que julguei ser um livro prático, fácil, mas me enganei, a autora soube criar esse universo dentro de um universo que nos leva a querer descobrir o que a mente tão estranha de Seth quer, quais seus objetivos e por fim, o que Seth realmente é?

"Para mim, o silêncio é brilhantemente espirituoso e ao mesmo tempo funesto."

Em breve terminarei a leitura e espero responder todas essas perguntas, vou resenhar o restante também para vocês, mas já fiquem sabendo, é uma aventura e tanto. Realmente fiquei interessada e com aquele coceirinha mental para saber como termina!

Como viram, eu amo quotes, penso que assim instiga mais o leitor a descobrir o que verá ao entrar nos mundos que lhes apresentamos, então, até a próxima Primeira Impressão também recheada de quotes! Beijos!

♥ Você também vai amar:

36 comentários

  1. Nossaaaaa.... concordo em tudo com vc... hehe... estou achando o livro incrível, já estou na página 86... vou aguardar sua opinião final.. hehe... tb amo quotes e vc escolheu as mais profundas deste começo... hehehehe...

    Livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Em breve terá a resenha completa, aguarde e não deixe de acompanhar!! beijos

      Excluir
  2. Parece ser uma ótima história! Estou curioso para saber sua opinião após ler a obra completa. Interessante o fato de ser baseado em fatos reais. E assim como você, eu também adore quotes uehueheuhe

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, todos adoram quotes, eles são vida! *-* em breve sairá a resenha completa, continue acompanhando!

      Excluir
  3. Oi! Curto bem a proposta da Alana Gabriela em seus livros e com A Estranha Mente de Seth não foi diferente. Gostei da premissa passada pela sinopse. Espero gostar tanto do livro quanto suas impressões me passaram, estou confiante, quero resenha!
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Logo logo postarei a resenha completa, fique acompanhando!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, esse livro parece ser muito bom, a Alana escreve muito bem!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela realmente escreve, a história nos prende e parece ser muito boa, em breve postarei a resenha e veremos como terminará haha!

      Excluir
  5. Oi!
    Eu amei muito esse livro, concordo bastante com você, espero ver sua resenha final logo <3
    Beijos,

    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Fique acompanhando, pois em breve postarei!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu também recebe alguns capítulos de "A Estranha Mente de Seth" para fazer um post de primeiras impressões e, por isso, estou evitando saber muito sobre o livro. Apesar disso, eu gostei das suas primeiras impressões.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sem problemas, só a visita já é muito importante para nós!

      Excluir
  7. Estou bem curiosa em relação a esse livro, mas estou procurando saber pouco sobre ele. Porque quero tirar minhas próprias conclusões sabe.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, também super preciso ver com meus próprios olhos para saber mais, até porque gostos são diferentes né! Entre em contato com a autora, ela é super gentil e garanto que te ajudará a conhecer mais!

      Excluir
  8. Oi
    a segundo comentário positivo que vejo só hoje dele, parece ser uma leitura interessante com um personagem intrigante e legal saber que é baseado em algo real, espero que goste do resto da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A Estranha Mente de Seth conquistando todo mundo.
    Eu comecei o livro e agora não quero mais parar.
    Realmente livros baseados em histórias reais sempre despertam mais nossa curiosidade. Estamos sempre naquela quando lemos algo "e se fosse verdade?". Nesse livro, a frase é "isso aconteceu de verdade!"
    Beijos
    Balaio de Babados || Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, histórias baseadas em vidas reais são diferentes, sempre são, nos prendem mais sabe haha!

      Excluir
  10. Ooi, tudo bom??
    Muda totalmente a história saber que é baseada em fatos reais né, estou lendo um livro da autora e estou fissurada na escrita, quero descobrir tudo. Já vi que esse vai ser outro para eu viciar HSUAHS
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, sim, espero gostar dele tanto quanto já estou gostando!

      Excluir
  11. vem participar do meu sorteio de fim de ano *-* ja esta nos ultimos dias! São dois batons matte e uma paleta de corretivo! Não fica de fora <3 http://universodecifrado.blogspot.com.br/2015/11/sorteio-de-fim-de-ano

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar desse livro mas não é uma coisa que me chama muita atenção, no começo fiquei interessada mas ao ler as primeiras páginas da amostra perdi o interesse.

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, sério? É que os gostos literários não se discutem né, mas que pena! Obrigada pela opinião de toda maneira!

      Excluir
  13. Oie,
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada na leitura, quero muito ler sua resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, em breve teremos, fique acompanhando!!

      Excluir
  14. Alana sendo Alana e escrevendo maravilhosamente bem! Em breve termino de ler também e posto resenha, mas já estou gostando muito até o ponto que li!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma história realmente boa, quando sair a sua resenha dou uma passada lá conferir!

      Excluir
  15. Oi!!! Não conhecia esse livro, mas por essa postagem aqui achei o livro bem interessante.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente é, procure ler, garanto que não se arrependerá!

      Excluir
  16. Estou muito curiosa para ler o livro. Achei o enredo bem interessante, adoro histórias baseado em fatos reais isso faz ficar mais instigante. Excelente post!!!

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Realmente histórias baseadas em fatos reais nos prendem mais, é emocionante!

      Excluir
  17. Acabei de ler uma resenha desse livro, fiquei muuuuito curiosa pela história!
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas depois de ler sua resenha confesso que me interessei muito! Definitivamente esse livro vai para a lista de desejados! Rsrs
    Adorei o blog de vocês, já estou seguindo! :)
    Beijos,
    Isa – Night Phoenix Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada pela carinho! Leia mesmo, garanto que não se arrependerá!

      Excluir