Resenha #42 - Profundo

por - junho 01, 2016

Título: Profundo
Série: Caroline e West, vol 1
Autor: Robin York
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção | Romance
Páginas: 320
Lançamento: 2016
Skoob (www) | Comprar (www)
Classificação: 
Sinopse: "Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam. Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou. Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo."

 Opinião: Surpreendentemente, esse livro me tocou de forma intensa e profunda. Talvez tenha sido esse um dos objetivos ao  nomear este livro assim, porque sua história é muito mais do que aparenta. 

Logo de início fiquei surpreendida com a problematização que ele traz, que é a exposição virtual das pessoas, algo que infelizmente se tornou muito comum em nossos dias. 

Caroline é uma estudante, até então, perfeita. Boas notas, uma família influente com uma ótima situação financeira e um namorado dos sonhos, que então se torna ex. A partir deste momento, todo seu mundo é destruído quando este ex-namorado decide divulgar vídeos íntimos e fotos de Caroline que haviam feitos juntos.

Ela pensa que confiou de forma boba e estúpida em seu ex e tudo era nada menos que uma consequência de seus atos errados, ou seja, culpa exclusivamente sua. O que é ridículo, já que a vítima é a única que não deve ser culpada. 


"Garotas como eu - ou como eu era em agosto - se alimentam de aprovação. Nós vivemos para isso. Então, quando fazemos algo idiota - ou digamos, algo inacreditavelmente estúpido -, sabemos disso."

Então Caroline se vê sendo apedrejava virtualmente e sendo taxada de vadia. Ela não encontra uma solução ou uma forma de como sair daquela situação e tenta de tudo apenas ficar invisível. Na escola ela ouve os xingamentos sendo direcionados a ela, sendo julgada, perseguida e atacada por pessoas que a julgavam somente pelas fotos que foram divulgadas.

É aí que somos apresentados ao lindo e perfeito West. Ok, ele não é descrito assim, mas eu já sou #teamWest, então não me julguem. Ele faz o que todo mundo não fez, defendeu Caroline. Só que como West é um pouco diferente, ele soca o ex de Caroline. Adorei isso, realmente.

West é nada menos que um traficante, um bad boy com um passado sujo, ou seja, totalmente contrário a Caroline, cuja vida era aparentemente perfeita. Seu jeito sombrio e profundo a encanta, mas ele é errado e tudo que Caro deseja é ser invisível neste exato momento.

Só que West também não planeja se envolver com Caro, pois precisa terminar a sua faculdade para ajudar sua irmã caçula e sua mãe que é uma irresponsável. Mas as coisas saem do controle quando a amizade entre os dois ultrapassa essa barreira.


"Só sei que quando ela olha para cima, as lágrimas fazem seus olhos brilharem e é ali que estão as estrelas. Pelo menos é a sensação que eu tenho. Como se as estrelas estivessem em Caroline e o mundo todo fôssemos apenas ela e eu.
Porque estou chapado. E porque estou apaixonado por ela."

Cheio de reviravoltas, aceitação, paixão e desabafos, esse livro me deixou tocada. Caroline teve de aceitar as diferenças de West, bem como West teve de abrir mão de seu orgulho para aceitá-la com todos seus defeitos e traumas. Além disso vemos a transformação de Caro ao se dar conta de que ela pode lutar contra tudo e todos, que ela é mais forte do que pensa, vemos seu lado frágil, seu lado inseguro, seu lado mulher, seu lado menina e, por fim, seu lado valente.


"Ouço a voz desses homens porque não tenho escolha.
Dirijo sem rumo porque não sei mais o que fazer.
Mas eu não preciso me entregar ao sofrimento. No começo, quando vi as fotos, achei que precisasse, que a vida que eu conhecia havia acabado e eu simplesmente teria de lidar com isso.
Eu estava errada. Há alternativas, e não desmoronar é uma delas."

Admito também que fiquei um pouco revoltada com o final, pois West abre mão da sua própria felicidade (ops, #alertaspoiler), mas entendi que, afinal, era o objetivo dele desde o começo. Ter uma vida difícil não faz suas escolhas serem mais fáceis. Sinceramente, não sei o que esperar da continuação. Espero que o autor não estraçalhe meu coração ainda mais, mas vamos esperar para ver né. 

Mas vamos lá ao que interessa! Adorei a narrativa do autor, a história foi muito bem desenvolvida, tivemos alguns 'flashbacks' para entender o passado dos personagens e isso foi muito legal. A forma como o autor alternou entre os pensamentos de Caro e West também foi essencial para acompanharmos melhor o desenrolar da história.

"Só posso ficar feliz pelo fato de as coisas não terem sido assim.
Em vez disso, West saiu, e eu entrei.
Depois daquilo, eu raramente queria estar em qualquer outro lugar."

Os diálogos também foram bem estruturados, nada superficial ou rápido demais. O autor foi muito bom ao descrever cenas, características e sentimentos, como eu disse, fiquei profundamente tocada pelo desenrolar do romance entre Caro e West.

Além disso, não encontrei erros de gramática e a revisão estava perfeita. A letra e a qualidade das páginas estavam ótimas e facilitou muito a leitura (amo páginas amarelas, sério). Nem preciso dizer que a capa ficou divina né. Adorei o cuidado que tiveram ao fazer as capas dos dois livros com os rostos continuados, ficou lindo! A fonte escolhida para o título na capa também favoreceu muito,  achei perfeita.

Enfim, se você quiser conhecer uma história que traga assuntos atuais e que tem um peso enorme em nossa sociedade atual, que é o cyberbullying e a exposição ilícita de arquivos particulares por meio da internet, super recomendo esse livro. Além disso se você gostar de romances que superam barreiras impostas pela sociedade, tocante e profundo, essa é a escolha perfeita.

Super recomendo esse livro, é uma história linda, um casal marcante e uma aventura fascinante. Espero que tenham gostado e até a próxima! Beijos!



♥ Você também vai amar:

26 comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Estou querendo ler esse livro, parece ser bom. Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler... *.*

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que te inspirou vontade, pois o livro é maravilhoso e é uma história linda! Leia mesmo, tá! <3

      Excluir
  2. Parece ser o velho clichê né? Mas até gostei, até porque esse negocio de namorado ficar divulgando fotos na internet é "comum" e acho que vou da uma chance !1
    Como sempre suas resenhas são as melhores <3

    Beijão

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior é que começa um pouco clichê mas depois não é nada do que parece. Obrigadaaa pelo carinho!

      Excluir
  3. Olá! Amei sua resenha <3 Tem um tempão que quero ler esse livro mas ainda não dei oportunidade, sei que vou me surpreender bastante com as cenas e claro, com a premissa que parece falar de um assunto tão polêmico.
    Beijão!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, garanto que será um tempo muito bem aproveitado!

      Excluir
  4. Oi,

    O livro parece incrivel! Amei a resenha.

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi, oi.

    não sou muito de acompanhar séries, mas, olha, tua resenha ficou tão boa que me convenceu a dar uma chance pra essa. e o bom é que é nova, tá começando agora... <3 acabei de anotar o nome pra procurá-lo nas minhas próximas compras literárias.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas são só dois livros, dá pra dar uma chance viu! Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. O tema é bem interessante, chega até ser atual e aí é incluído o romance que não me parece tão meloso, o que é ótimo!
    Adorei a resenha!
    Beijão
    http://www.a-toca.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua opinião. Que bom saber que o livro é tão surpreendente assim. Não faz o meu gênero, mas vou dar uma chance para conhecer.

    ResponderExcluir
  8. A história parece ser interessante, e pelo que você falou na resenha, ensina coisas bem legais sobre relacionamentos e convivência, como o fato de aceitar a pessoa como ela é, e a ser flexível sobre algumas coisas para conviver no relacionamento :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma história ótima, super recomendo a leitura!

      Excluir
  9. Olá!
    O tema do livro é super atual e o que aconteceu com a personagem, infelizmente, acontece ao montes na vida real. É crime e existe punição, mas as consequências para a vida de quem passa por isso não somem assim, né?! Fiquei curiosa pra saber como a Caroline lida com isso e como é esse novo relacionamento dela.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na vida real as punições são brandas e isso quando há alguma punição. É uma triste realidade! Leia!

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu tinha visto várias posts há um tempo atrás falando sobre o lançamento desse livro. No começo, fiquei meio na dúvida se iria gostar do mesmo. Agora que li sua resenha percebi que o livro aborda uma temática bem bacana e atual, ainda mais nesse momento que estamos vivendo com vários casos parecidos com o da Caroline.
    Acho muito válida a leitura desse livro. Espero conhecer a obra logo, logo. Provavelmente irei gostar.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi..
    Gostei da trama não ser tão clichê, apesar da capa não ter me agrado, mas isso é porque não gosto de capa com rostos.
    Ótima resenha.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, acho lindo livros assim que nos envolve de tal forma que acaba influenciando nossa vida e nos encanta. *--*
    Adorei a sua opinião sobre ele, fiquei com muita vontade de ler, até porque eu adoro livros de romance, ficção.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  13. Gente, essa capa me mata, mas ok...
    Eu tenho um sério dilema entre ler ou não esse livro... Tem vezes que quero ler, tem vezes que não... Um dia me decido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH, totalmente te entendo, mas olha, é uma ótima leitura, se der uma chance garanto que irá gostar!

      Excluir