Resenha #50 - O Egoísmo de Vanessa

por - junho 29, 2016

Título: O Egoísmo de Vanessa
Série: Coleção Suas Escolhas Seus Pecados, vol. 2
Autora: Géssica Marques
Editora: Independente
Gênero: Fantasia | Suspense | Mistério
Páginas: 41
Lançamento: 2016
Skoob (www)
Classificação: 
Sinopse: "— Vovó o que é orgulho? — Perguntei e ela pareceu pensar. — Venham aqui minhas meninas. — Falou dando tapinhas em seu colo para que eu e Verônica nos sentássemos e foi o que fizemos. — O orgulho tem várias formas minha querida e uma delas é o egoísmo. — Egoísmo? — Questionei sem entender muito o que ela estava dizendo. — Pois veja, uma pessoa orgulhosa é aquela que se põe acima dos outros, ela é sempre a melhor e prefere, por muitas vezes, a morte do que se rebaixar. — Falou olhando para cada uma de nós. — O egoísmo é só uma outra manifestação do orgulho, onde você continua pensando só em si mesma, mesmo que você não se sinta superior aos outros você pode às vezes tomar ações que prejudicam os outros, mas que lhe livram de alguma punição. Neste mundo em que vivemos tudo o que sofremos é devido às nossas escolhas... Será Vanessa capaz de fazer as escolhas certas?"

 Opinião: Meu Deus, que tristeza em ler esse conto! Me partiu o coração, mas adorei mesmoooo!  Para quem ainda não conhece, essa coleção escrita pela Géssica são vários contos referentes ao pecado original de Eva, o primeiro conto é justamente intitulado 'O Pecado de Eva' e a resenha dele está aqui (www) leiam, conheçam e chorem como eu!

Mas vamos lá! Esse conto foi um pouco mais longo que o volume anterior, começamos com a avó de Vanessa explicando a história de Eva. Ocorreu que, após ser persuadida pela cobra a comer o fruto proibido, os pecados de Eva originaram vários objetos, o Orgulho sendo um espelho, a Preguiça sendo um fantoche azul, a Ira virou uma adaga com um cabo rubro, a Inveja era uma agulha de cor verde e o sexto pecado, a Luxúria transformou-se em uma gargantilha de cor vermelha. Por fim, o último pecado, a Avareza tornou-se uma coroa dourada.

Vanessa tinha uma irmã gêmea chamada Verônica, elas começam no conto se indagando se a história de sua avó era verdade e juram que nunca irão deixar um pecado dominar seus corpos. Ah, a inocência de duas crianças! Nesta cena Vanessa encontra um colar com duas flores refletidas ao sair da floresta, esse colar será uma peça essencial para a história.

A partir daí somos apresentados aos pecados de Vanessa. Mas antes conhecemos a realidade da época em que Vanessa e sua irmã vivem. Elas ajudam pessoas secretamente, Vanessa foi ensinada pela sua avó a aproveitar ervas e criar remédios e afins. Mas devem manter isso em sigilo, caso contrário serão condenadas por bruxaria e queimadas vivas. As pessoas que eram ajudadas por elas não podiam revelar também, pois se a igreja descobrisse, seriam enforcados juntos por estarem aceitando ajuda do diabo. Vanessa menciona ainda que seus pais foram acusados também de bruxaria por terem tido filhas idênticas e por isso ela nunca os conheceu.

Ocorre que uma das pessoas ajudadas por Vanessa é descoberta, logo a igreja vem atrás delas. Todavia, por Vanessa e Verônica serem gêmeas, Verônica é quem é acusada. Desesperada para não morrer, Verônica implora para que Vanessa diga a verdade, mas o medo de Vanessa é maior e o egoísmo lhe vence, ela pensa só em si, em não querer morrer. E deixa sua irmã ser queimada viva. Esse é seu primeiro pecado.

"O olhar desesperado dela mudou para raiva e ódio, vi em seu olhar todo o amor que sentia por mim se esvair e se tornar em algo negro."

Dilacerada com a culpa, Vanessa tenta se matar, mas é impedida por sua própria irmã, mas não por uma coisa boa. Verônica revela que Lúcifer lhe deu um presente e atendeu seu pedido, jogando assim uma maldição em Vanessa. 

"À minha querida irmã, que me deixaste morrer queimada na fogueira eu amaldiçoo, você pagará o preço da vida e tudo e a todos que amares irá morrer."

Vanessa é encontrada por um homem chamado Pietro. Ela instintivamente se sente atraída por ele e, infelizmente, ele a encantada de todas as formas. Digo infelizmente, pois Vanessa agora sabe que não pode amar ninguém ou a morte virá. Mas contrário a todas as suas forças, Pietro e Vanessa se amam. E com isso, a morte lhe encontra.

"A pequena casa estava em chamas consumindo tudo assim como o corpo de meu amado, eu já havia aprendido a lição: à aquela que não deu valor à vida de um ente próximo, uma maldição, a maldição do amor. Quando souberes o que é amar irá perde-lo por causa deste amor."

Sozinha e sem rumo, Vanessa vai para a cidade que Pietro lhe mandou, Salem. Mas como uma mulher sozinha e com muitos bens (deixados por Pietro) pode viver nesse mundo? Então Vanessa é obrigada a se casar. Aí começa sua tortura. Ela é obrigada a ter um filho, mas Vanessa acaba amando esse pequeno em seu ventre e o pior acontece, ele acaba morto.

"Chorei esvaziando toda aquela amargura dentro de mim, sabia que era verdade, mas eu me negava a acreditar. Eu nunca deveria ter amado o meu filho, não, o problema real não era esse, eu jamais deveria ter deixado Verônica morrer no meu lugar, o meu destino era queimar naquela fogueira e não ela. Esse foi o meu erro."

Mas o sofrimento de Vanessa não acabou por aí, seu marido queria um filho e a fez tentar mais e mais vezes e a cada morte, um pedaço de Vanessa também morria. Ao final, o destino lhe pregou uma peça e ela se foi da mesma forma que sua irmã, acusada de bruxaria, mas ela porque teve um filho sem alma, segundo o que acusaram.

"Sendo amarrada ao tronco, eu observei Margaret com lágrimas nos olhos, só ela dentre todos sabia que eu não era uma bruxa, era apenas uma mulher amedrontada por seus pecados e que não conseguia ter filhos. Porém ela jamais saberia que tudo isso era minha culpa, por meu egoísmo."

Tudo isto ocorreu por conta do pecado de Vanessa, mas ao final entendemos que não é somente uma maldição que condena uma pessoa, mas sim o que ela guarda em seu coração, a culpa de seus atos errados que lhe faz acreditar no que quer ver.

"Podia ver muito bem que ela alucinava com algum tipo de maldição, provavelmente se sentia culpada por seus pecados e via os infortúnios que a vida à acometia como maldição."

No epílogo nos reencontramos com Eva, é quando somos apresentados a mais uma de suas missões, ela está resgatando os pecados que foram lançados na terra e consertando seu erro. Ela conseguirá?

"Sabia que o mundo caíra em sofrimento por minha causa e agora eu deveria concertar o meu erro. Eva, a pecadora, tinha de se redimir." 

Admito que fiquei um tiquinho confusa no final, mas a autora sempre prestativa e perfeita em suas obras, nos explicou os fatos por meio de uma pequena nota. Ali meu mundo se abriu e eu vi que, de fato, as coisas podem acontecer simplesmente porque você acredita.

Como sempre adorei a narrativa, muito bem construída e desenvolvida. Os personagens foram bem trabalhados, as descrições bem feitas e perfeitas. A história toda ocorreu sob o ponto de vista de Vanessa, por isso foi muito fácil acreditar no que ela acreditava, me envolvi realmente nisso. A diagramação também ficou ótima, sem espaçamentos desnecessários, sem erros de gramática e uma formatação excelente. Nem preciso comentar dessa capa né, diva demais! Totalmente entendi a relação da imagem com a história e espero que entendam também!

Fiquei muito ansiosa também pela continuação. Qual será o próximo pecado? Quem será atingido? O que acontecerá com Eva? Como será sua trajetória até conseguir resgatar todos os pecados? Gente, tenho uma infinidade de perguntas, então, Géssica, nos salve dessa angústia!!

Recomendo a leitura desses contos, é super diferente do que já vi por aí e muito instigante. Me envolvi completamente na história e estou louca pela continuação. Para quem quiser entrar num mundo diferente, cheio de mistério, essa é certamente uma ótima escolha. Espero que tenham gostado e até a próxima!



♥ Você também vai amar:

32 comentários

  1. Olá, tudo bom?
    Eu gosto de livros assim. Sempre com contos sobre os 7 pecados, inclusive eu já li vários. Não tinha visto esse e é claro, vou procurar para ler.
    Gostei da resenha, ficou bem explicadinha!

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, procure mesmo, com certeza vai se dar bem com essa! Obrigada <3

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não costumo ler contos, acho que não leio um desde que terminei a escola e esse é o primeiro que chamou minha atenção. Gostei dos trechos que você colocou. E como é curtinho posso começar já. Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo então, tomara que esse seja seu primeiro, e olha que o primeiro a gente nunca esquece!
      Beijo.

      Excluir
  3. Oi!
    Eu gosto de contos, mas não conhecia esse. Achei a ideia muito interessante, vou ler!^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Cara achei a história fascinante, não sei se estou pronta para ler livros que me façam chorar porque não estou na melhor situação kkk, mas ele com toda certeza vai entrar na lista!
    Adorei o post!
    Beijão, Lua <3

    http://www.a-toca.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prepare seu coração então, e já já você acostuma haha
      Obrigada, beijo <3

      Excluir
  5. Uau, esse livro é completamente diferente de tudo o que já ouvi falar, com certeza a história é triste já que Vanessa acaba não conseguindo se salvar ou atingir seus desejos, mas me interessei pela premissa já que é raro livros que falem sobre Eva. Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um conto lindo, mesmo sendo triste vale a pena a leitura!

      Excluir
  6. oooi, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra nem a autora.
    Parece ter muita tristeza, mas acredito que o livro cumpra o que propõe.

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vale a pena a leitura e tudo isso é explicado depois e justifica os próximos contos, é muito bom!

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas a premissa me interessou. Deixou um pouco de suspense sobre o que o livro realmente trata, né? Curti isso. *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito curiosa para ler esse conto, vou adicioná-lo à minha lista de leitura.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essas histórias da Géssica são arrasadoras, tenho que ler logo! Adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, estou doida para ler esse livro!

    Falateenblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Quantas mensagens bacanas parecem acompanhar a obra! Estou abismada por nunca ter ouvido falar da autora. Adorei a resenha!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um livro muito bom *0* que bom que gostou!

      Excluir
  12. Poxa!! premissa mega interessante, falar de Eva!!! E são contos, adoro contos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Genteeeeee o masoquismo literário está no ar nessa blogofera de meu Deus! #Adoro hahahah e estou super curiosa, não conhecia essa série de contos, a autora ou sua interessante perspectiva sobre a mitologia bíblica, maldições e afins!

    Pandora
    O que tem na nossa estante "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah! Adorei o masoquismo literário!! É um livro muito bom, totalmente recomendo a leitura!

      Excluir
  14. Sobre esse livro! QUERO, nossa amei muito mesmo essa resenha, fiquei com vontade de ler esse livro <3 muito mesmo ! Não conhecia esse autora, mas vou procurar conhecer ela melhor. Os livros dela fazem o tipo que gosto!

    Blog: www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom que gostou! Leia mesmo, você irá amar!

      Excluir
  15. Devo imaginar que partiu seu coração esse conto, só de eu ver a capa e ler o título já me partiu o coração kkkk.
    Deve ser bem profundo o aprendizado dessa pequena história..

    Abraços,
    Monique Larentis
    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, partiu mesmo </3 mas adorei a leitura mesmo!! Obrigada pela visita!!

      Excluir
  16. Não conhecia esses contos mas agora vou correndo procurar, adorei a premissa, diferente de tudo que já li, e por ser fantasia já me ganhou HSUAHSH
    Contos são ótimos quando estamos sem tempo né,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo <3333 sim, eles são maravilhosos nessas ocasiões, leituras rápidas e arrebatadoras!

      Excluir