Resenha #51 - Não Fale Com Estranhos

por - julho 01, 2016

Título: Não Fale Com Estranhos
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção | Policial
Páginas: 304
Lançamento: 2016
Skoob (www) Comprar (www)
Classificação: 
Sinopse: "O estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis. Adam levava uma “vida dos sonhos” ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira? Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos. Intrigante e perturbador, Não fale com estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras."

 Opinião: Já havia lido alguns livros do Harlan Coben e admito que adoro sua narrativa. Minha queda por romances policiais também pode ter influenciado um pouco essa paixão, mas realmente é uma leitura que vale a pena. 

Começamos com Adam Price, um pai de família, advogado e que tem uma vida perfeita: dois filhos lindos e uma esposa dedicada. Aquele seria mais um dia comum, mas quando um desconhecido lhe aborda e lhe conta um segredo de sua esposa, ele começa a reconsiderar toda a sua vida. E se tudo tivesse sido uma mentira?

Inicialmente Adam tenta não dar ouvidos a essa desconfiança, mas acaba ficando determinado a descobrir isso. Todavia, sua atitude causa reações estrondosas e sua mulher desaparece após ser confrontada com o segredo, mas antes lhe deixa uma mensagem pedindo um tempo. O que estaria acontecendo? Ela estava em perigo ou realmente só queria um tempo? Mas porque deixar seus filhos para trás?

Desesperado, Adam começa a investigar o sumiço de sua esposa, mesmo que ela tenha lhe pedido o contrário em sua mensagem, pois ele sente que algo está errado, mas Adam acaba caindo em uma teia maior ainda, sanguinolenta, cheia de mistérios e perigosa.

"No entanto, quanto mais Adam refletiu sobre o que acabara de ouvir, mais tinha a sensação de que algo não batia. Não sabia dizer exatamente o quê. Por algum motivo, alguma coisa não cheirava bem naquela tese mais óbvia da chantagem."

Achei super interessante a forma como o autor desenvolveu todo o clímax. Ele alternou entre várias pessoas que também estavam ligadas a esse mistério, trazendo seus pontos de vistas e as consequências de seus segredos também sendo revelados. Mas o mais interessante foi o desenvolver do personagem Adam, ele passa de um pai de família calmo e pacato para um homem determinado a proteger sua família a todo custo e descobrir a verdade de uma vez por todas.


"Nunca havia como saber a reação das pessoas antes de se retirar o pino da granada, certo?"

O que ele não esperava é que a coisa fosse muito mais profunda do que o segredo de sua mulher, do que o casamento dos dois. Várias vidas estão em jogo e cada detalhe e ação fará diferença no desenrolar desse mistério.

O final foi realmente imprevisível e me pegou totalmente de surpresa. Algo que eu de forma alguma esperava, mas de certa forma fiquei um pouco insatisfeita, talvez por querer um final feliz (não que tenha sido uma tragédia), mas algo mais, sabe.

O 'x' da questão e que o autor demonstra com clareza e perfeição é: até onde as pessoas são capazes de chegar para esconder seus segredos? O que você faria se alguém revelasse seu segredo mais profundo, guardado a sete chaves? Todos têm segredos, basta saber a profundidade do seu e as consequência dele.


"Segredos eram tumores: eles infeccionavam."

Adentrando nas partes técnicas, arrisco dizer que ficou tudo perfeito. Páginas amareladas, letras em fonte e tamanho ótimas, espaçamentos e formatação impecáveis. Os capítulos curtos facilitaram a leitura e evitou ficar tudo muito cansativo. A descrição das cenas, personagens e sentimentos também foi perfeita, bem como a narrativa fluiu de forma ótima, não tivemos nada apressado, nem muito arrastado, pelo contrário, ficávamos alternando entre a tensão e a dúvida. Uma história muito bem construída.

Enfim, foi realmente ótimo ver que pessoas são capazes de tudo para proteger o que é seu, no caso de Adam, foi sua família. Ele ultrapassou barreiras, aprendeu a lidar com coisas, soube ver que existe maldade em todo canto e ao final teve de ser uma rocha para manter a felicidade de sua família. Realmente adorei.

"Portanto ele faria tudo o que estivesse a seu alcance para proteger os filhos, mas de algum modo sabia (quase podia jurar) que isso não seria o bastante. Sabia que a sorte, a aleatoriedade e o caos tinham seus próprios planos e que cedo ou tarde a felicidade e a segurança se dissolveriam feito poeira no ar morno da primavera."

Então, para quem curte um suspense, uma trama policial muito bem desenvolvida e personagens fortes e marcantes, recomendo essa leitura! Espero que tenham gostado e até a próxima! Beijos!



♥ Você também vai amar:

26 comentários

  1. Nunca li nada do Corben e meio que me sacrifico por conta disso. Na verdade, é porque nunca sei o que faz parte de série ou não hahahhaha
    Pela resenha percebi que esse é standalone e curti a premissa dele. Vou dar uma conferida.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma conferida mesmo, tenho certeza que vai gostar. Não sabe o que está perdendo!
      Beijo <3

      Excluir
  2. O nome já é atraente né hahahaha adoro suspense, adoro mesmo, com certeza eu vou gostar desse livro!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  3. O nome chama bem atenção, amo histórias de suspense. A resenha ficou impecável <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro desse autor apesar de saber de alguns que são muito bons. Gostei muito do mistério que esse livro parece criar
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você precisa ler, tenho certeza que vai gostar. Esse pode ser seu primeiro!
      Beijo <3

      Excluir
  5. Ainda não conhecia o livro, mas sério, fiquei com muita vontade de ler! Adoro esses mistérios, parece ser bem legal!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é ótimo! Tenho certeza que se ler não vai se arrepender.
      Beijo <3

      Excluir
  6. Caramba, que obra intrigante! Faz tempo que não leio um livro com enfoque assim em mistério. Adorei a resenha, que exemplificou tanto os pontos de reflexões principais. Fiquei super curiosa! Como sempre, mais uma indicação super bacana!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  7. Adoro os livros do Harlan. Sou daquelas pessoas viciadas em suspenses policiais e ele tem um foco maravilhoso nisso. =)
    Você vai lendo um, dois e quando vê já tá viciada no autor.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bom né! Por isso amo tanto as obras dele!

      Excluir
  8. Amo livros de suspense. Sou viciada em filmes de suspense também! Boa indicação! Beijos.

    www.bloggeucerqueira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber, então vai gostar mesmo desse!
      Obrigada pela visita, volte de novo! Beijo.

      Excluir
  9. Gosto muito de livros de suspense, e o Coben é super elogiado. Ainda não li nada dele, mas tem vários que me chamam a atenção. A Renata, colaboradora lá do blog, leu e resenhou esse também. Os elogios e as resenhas de vocês duas me deixaram bem curiosa!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, garanto que irá gostar tanto quanto nós!

      Excluir
  10. Acredita que eu nunca li nada dele? Mas confesso que morro de vontade! Adoro romances policiais, to com vontade de ler :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, garanto que você também irá gostar muito!

      Excluir
  11. Olá,
    Preciso ler Harlan Coben, todos falam tão bem dos livros.
    Não sei se começaria por esse... Eu não sou uma fã do gênero, mas preciso conhece-lo, né?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas qualquer livro dele é válido, ele é muito bom, tenho certeza que gostará de suas obras também!

      Excluir
  12. Gosto MUITO dos livros do Coben. Acho a leitura fluida e envolvente, sempre devoro os livros. Adorei o blog, não conhecia e vi várias indicações legais, vou navegar muito!

    Beijinhos no coração!
    http://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são ótimos, vale a pena!
      Sinta-se em casa, viu! Obrigada pela visita, volte sempre <3
      Beijos

      Excluir
  13. Adoro os livros do Harlan Coben, é um autor bem talentoso e que nunca deixa a desejar!

    ResponderExcluir