Resenha #53 - O Quarto Dia

por - julho 03, 2016

Título: O Quarto Dia
Autora: Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção | Terror
Páginas: 352
Lançamento: 2016
Skoob (www) Comprar (www)
Classificação: 
Sinopse: "Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro. As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis. Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe. Em O quarto dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis..."

 Opinião: 'O Quarto Dia' é um livro a ser digerido e processado lentamente após sua leitura. Admito que fiquei um pouco aérea depois da leitura, tentando desvendar o mistério que cercou o Belo Sonhador. Essa é simplesmente uma história incrível, cheia de mistérios e teorias que te fazem sair da sua zona de conforto.

Mas antes de adentrar na história devo alertar a quem está pensando em ler que esse livro não é exatamente uma continuação de 'Os Três', mas a leitura desse é essencial para você se conectar a algumas partes de 'O Quarto Dia', pois há várias referências da Quinta-feira Negra, sobre uma sobrevivente daquela tragédia e afins. Então, já sabem!

Diferente de 'Os Três' dessa vez não temos um mistério envolvendo acidentes aéreos, a autora trabalha com um navio em alto mar. Não sei se sabem, a autora menciona no livro também, que existem vários desastres ocorridos com navios que foram inexplicáveis, explorando essa temática que vamos nos aventurar a bordo do Belo Sonhador (até o nome parece sinistro agora para mim!!)

Cinco anos após a Quinta-feita Negra um novo desastre ocorre, um navio simplesmente desaparece em alto mar. Várias buscas são feitas, mas o navio simplesmente desapareceu, sem comunicação, sem sinal. Isso até seria aceitável se, ao ser encontrado posteriormente, não houvessem 2.962 pessoas desaparecidas. Isso mesmo, elas simplesmente desapareceram. Onde poderiam estar 2.962 pessoas?

Seria um cruzeiro dos sonhos para a virada do ano de 2016 para 2017, cheio de músicas, as melhores comidas e uma convidada famosa que prometia te fazer acreditar no 'além', mas as coisas não ocorreram tão bem. Três dias após seguir viagem, o Belo Sonhador começou a apresentar seus primeiros problemas técnicos, sendo que no quarto dia, ele simplesmente parou a deriva, sem comunicação, sem wi-fi, sem sinal de rádio, celulares, energia, simplesmente nada. O retorno previsto no quinto dia em Miami nunca ocorreu para os passageiros desaparecidos.


"Seus joelhos começaram a chacoalhar, uma vibração intensa zumbia sob os pés. As luzes piscaram, houve uma longa aspiração mecânica e depois... silêncio."

Não demora muito até os passageiros terem de racionar comida, fazer suas necessidades em sacos plásticos e a loucura tomar conta. Não ajuda o fato de que há uma espécie de vírus contagiando todos os passageiros, causando ainda mais medo, desconforto e pânico. A coisa simplesmente sai do controle quando vários passageiros alegam ver fantasmas e espíritos nas partes não habitáveis do navio.


"A mulher arregalou os olhos - meu Deus, ai, meu Deus, eles também eram brancos - e mostrou os dentes. Eram minúsculos, pontudos e bem escuros. Ela fechou a boca com um estalo claramente audível e depois começou a cantarolar, baixinho a princípio, depois mais e mais alto, até que Maddie só conseguia ouvir aquilo."

Alguma coisa está acontecendo naquele navio e as pessoas simplesmente não tem mais sanidade mental e física suficiente para lidarem com isso. Em um dado momento, várias pessoas tentam sair por conta própria com os botes salva-vidas, mas a loucura, o desespero e a desorganização não ajuda em nada.


"Prendendo a respiração, entrou, esperando que os olhos se acostumassem à luz fraca. Foi tomada pelo medo quando o viu."

Após ser encontrado sem passageiros sobreviventes - segundo o que afirmam as autoridades - o mundo novamente se enche de teorias de conspiração. A única certeza que existe é que o Belo Sonhador carrega um mistério que está longe de ser explicado, pois até mesmo as gravações do navio ficaram prejudicadas. Era para ser uma viagem de férias, mas alguma coisa não queria isso e os passageiros tiveram um desfecho simplesmente apavorante e perturbador.

Como o primeiro livro, temos um desfecho em aberto, por assim dizer. Eles nos deram relatos, interrogatórios e pontos de vistas, nós tiramos nossas conclusões. Fantasmas? Surtos psicóticos coletivos? Acredite no que quiser.

A autora nos colocou em seu mundo de forma fascinante, sua forma de escrever foi um pouco diferente do livro 'Os Três', agora temos pontos de vistas em terceira pessoa e assim pudemos entender como a coisa se arrastou no navio à deriva. Simplesmente, uma história muito bem construída, uma narrativa impecável e uma capacidade de descrição que foi além das minhas expectativas. Vi-me em uma tensão apavorante, querendo saber o que estava acontecendo, como acabaria aquela agonia infindável daqueles pobres passageiros que simplesmente estavam no cruzeiro errado, na hora errada e foram vítimas de coisas inexplicáveis e sinistras.

" - Corra agora, Maddie. É hora de se mexer. Você ainda não viu nada. Isso foi só o aperitivo. O prato principal vai ferrar com a porra da sua cabeça."

Assim como em 'Os Três', a editora manteve a capa com uma textura aveludada que me apaixonei. Apesar de ter achado a capa do primeiro livro mais instigante, gostei bastante dessa também. A diagramação permanece perfeita, sem erros de gramática ou formatação, a revisão também estava impecável. 

Enfim, não posso me estender com a resenha desse livro, pois como em 'Os Três' não revelarei nada a vocês, para que possam tirar suas próprias conclusões e passar os mesmos apuros que eu, rsrs! Super recomendo esse livro para quem estiver atrás de mistérios com fenômenos inexplicáveis, personagens cativantes e profundos e um enredo contendo uma história perturbadora e sinistra. Adorei a leitura mesmo!

Espero que tenham gostado e fiquem acompanhando para as próximas resenhas!! Beijos e até a próxima!



♥ Você também vai amar:

29 comentários

  1. Olá, está aí um tipo de história que estou me acostumando a ler. Sua resenha está muito bem feita e conseguiu passar para mim os pontos fortes do livro. Já vi a resenha do livro Os Três e gostei muito também.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais você for lendo mais natural será. Obrigada <3

      Excluir
  2. Olá! Desde que fiquei sabendo do lançamento desse livro, eu quero ler ele. Adoro um bom suspense, ainda mais porque este lugar parece com o triângulo das bermudas. A capa é linda! A resenha está maravilhosa, parabéns.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já devia ter lido! rsr. É tudo impressionante nesse livro, a capa e o contexto, por isso digo que vale a pena. Obrigada pelo carinho de sempre, Miria <3

      Excluir
  3. Oi!!! A minha curiosidade sobre esse suspense só aumenta!! Quero muito conhecer a narrativa da autora!!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii que ótimo!! Lê logo e depois vai se interessar pelos próximos! Beijos, Mi, volta logo <3

      Excluir
  4. Quero muito ler esse livro, parece ser ótimo *-*

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? O livro parece ser bom, fiquei com vontade de ler ele depois da sua resenha. Livros com mistérios sempre chamam mais a minha atenção do que os demais. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, porque então você vai adorar esse! Obrigada <3

      Excluir
  6. Como eu não tinha ouvido ainda falar dessa belezura? Estou aqui quase roendo as unhas, mesmo sem ter mania de roer, rs. Adorei imensamente a resenha, como sempre, e já quero devorar!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devora logo haha eu indico, o livro é bom mesmo! Obrigada <3


      Excluir
  7. Se eu já tenho um pouco de medo de andar de navio agora, imagina se eu ler esse livro HAHA adorei a resenha e fiquei curiosa pra saber o que causa tudo isso, adoro livros que me deixam desse jeito!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, sinto muito em te dizer que vai ter que perder o medo haha! Obrigada, ficamos felizes em saber que tenha gostado!! <3

      Excluir
  8. Normalmente esse não é o tipo de história que costumo curtir mas sua resenha me deixou apreensiva e com vontade de saber mais sobre a história.
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dó, né! Mas quem sabe mude de ideia :D
      Beijo

      Excluir
  9. Esse é exatamente o tipo de livro que eu amo e eu já leria só pela sinopse, mas a sua resenha me deixou com ainda mais vontade. Já coloquei ele e "Os Três" na minha lista.
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí sim, hein! Faça isso mesmo, vai adorar como eu!!
      Beijo <3

      Excluir
  10. Eu fiquei muito animada com a sinopse desse livro. Conforme fui lendo, a tensão e a curiosidade foram aumentando. Mas, ao contrário de você, não fiquei satisfeita quando o livro terminou. Senti falta de algumas respostas...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha ficado assim também antes de iniciar a leitura, e fiquei naquela extrema expectativa, acabei findando-a só quando li e finalmente gostei. Mas ao decorrer da história a gente fica assim mesmo, só que no meu caso gostei mesmo.

      Beijo <3

      Excluir
  11. Olá!
    Eu estava bem animada para ler esse livro, mas eu vi tanta crítica negativa, principalmente quanto ao final, que acabei desistindo da ideia, mas adorei ver uma resenha mostrando os outros lados! Talvez mude de ideia.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada leitor com seu ponto de vista, comum. Recomendo porque a leitura é ótima!!
      Beijos <3

      Excluir
  12. A premissa tanto desse livro quanto Os Três me chamam muito atenção, mas eu já vi tanta coisa negativa sobre a escrita da autora que me brocha um pouco isso. Mas a vontade de conhecer a história é maior que um dia leio.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também chamou bastante a minha e foi por isso que resolvi ler. Não dá pra se importar sempre com a opinião alheia, na verdade vai do gosto de cada leitor, alguns apreciam de forma positiva, outros negativamente. Quando finalmente você ler, vai saber!!

      Beijo <3

      Excluir
  13. Uma amiga vive me falando desse livro!!! E agora depois de ver seu post, me deu uma curiosidade do tamanho do mundo!!!
    Bjuss!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! Espero que você tenha mais curiosidade em lê-lo! Bejm <3

      Excluir
  14. É a primeira resenha que leio do livro, vocês me surpreenderam, gostei muito. Já quero na minha lista! Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha visto resenhas bem negativas sobre esse livro, mas agora você me deixou curiosa novamente e ele voltará para minha lista de desejados. Agora é só esperar um preço bom hahaha. Ótima resenha, beijos!!


    (Carol)
    Conhece o nosso blog? ourbravenewblog.weebly.com
    Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de amigos blogueiros :)

    ResponderExcluir