Resenha #57 - A Caixa de Pássaros

por - julho 19, 2016

Título: Caixa de Pássaros: Não Abra os Olhos
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira | Suspense | Mistério
Páginas: 276
Lançamento: 2015
Skoob: (www)
Comprar: (Amazon(Saraiva(Submarino)
Classificação: 
Sinopse: "Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão."

 Opinião: Esse é um livro surpreendente! Admito que esperava uma leitura comum, nada muito diferente do usual, mas errei e, convicta, digo que este livro entrou para meus TOP 10 de 2016! Amei essa leitura!

Começamos a leitura sendo apresentados à uma realidade totalmente diferente do que vivemos, as pessoas simplesmente não podem olhar! Sim, elas temem o que está fora de suas casas e evitam a todo custo sair. Mas como uma sociedade que é acostumada com sua visão, de repente se vê impossibilitada de usá-la? 

Tudo começou aos poucos, nos noticiários apareciam tragédias de pessoas que se matavam após ver alguma coisa. Mas o que seria tão terrível a ponto de enlouquecer uma pessoa e fazê-la se mutilar e tirar a própria vida? Só se sabe que, o que quer que seja, é letal a este ponto. Como se proteger? Não olhe!


"Ninguém tem respostas. Ninguém sabe o que está acontecendo. As pessoas estão vendo alguma coisa que as leva a machucar os outros. A machucar a si mesmas. 
As pessoas estão morrendo.
Mas por quê?"

Primeiro veio a incredulidade. Depois começou a desconfiança. Isso estaria mesmo acontecendo? Chegaria a todas as pessoas? Então veio o pânico. Pessoas se trancaram em suas casas ao ver que seus próprios vizinhos estavam se matando, tamparam janelas e tudo virou um caos. Sem pessoas para transmitir notícias, sem trabalhadores para fazer as coisas funcionarem, tudo parou, desde eletricidade, luz, internet, telefone, enfim, o mundo se silenciou, cada um escondido em sua casa, evitando 'ver' o que quer que seja.

Em paralelo é contada a história de como tudo começou, desde as notícias esparsas sobre os acontecimentos, até o caos total que gerou essa realidade. Nossa personagem principal é a Malorie e ela nos traz sua realidade e seu passado. 


"Um dia, esta já foi uma bela casa em um belo bairro dos arredores de Detroit. [...] Há apenas cinco anos, um corretor de imóveis a teria exibido com orgulho. Mas, nesta manhã, as janelas estão tapadas com papelão e tábuas de madeira. Não há água corrente. [...] Os três vivem assim. Ficam bastante tempo sem sair. E, quando saem, estão vendados."

Intercalando passado com presente, vimos tudo que ela presenciou e a forma como ela sobreviveu a tudo isto, mesmo estando grávida e perdendo sua irmã para 'a coisa'. Malorie é uma verdadeira sobrevivente, ela sabe que há algo e tem de ser forte para sobreviver a isto.

Cinco anos após o começo deste inexplicável surto, Malorie se vê com dois filhos, ela os treinou desde cedo para aprimorar sua audição e ouvir qualquer ruído que seja e assim sobreviverem. Mas ela não quer essa vida para eles, são crianças que nunca viram o sol, nunca viram a natureza e nunca puderam sair daquela casa.

Então Malorie toma a decisão de buscar o refúgio que anos atrás lhe ofereceram, após anos treinando os filhos, ela decide por em prática. Mas como enfrentar algo que nunca foi explicado? Algo que não se pode ver, nem lutar? Algo que em um segundo é capaz de te fazer enlouquecera a ponto de se mutilar e tirar sua própria vida?

Como mencionei, essa leitura foi surpreendente. Pude sentir o medo daqueles personagens, a sensação que eles passam ao ter de enfrentar essas criaturas sem poder vê-las e ao mesmo tempo ter de enfrentar as adversidades da própria natureza! Malorie não se esconde atrás de uma falsa coragem, isso é fantástico, vemos verdadeiramente seu medo, mas ela tem de seguir em frente por causa dos filhos, o desespero lhe leva a buscar mais e enfrentar tudo. A loucura ronda a todos e vemos o extremo que pode chegar um ser humano para sobreviver. Novamente, é incrível, eletrizante e intenso.

Sinceramente, eu li tudo de uma vez, pois não consegui parar, é viciante, envolvente e queremos ver o que acontecerá em seguida. O autor nos mostrou um mundo estranho, tenebroso e que te faz querer vivenciar aquilo, sentir o que aqueles personagens sentiram. Outro ponto interessante é que ele nos traz os sentimentos reais das pessoas, elas não tentam descobrir, bancar os heróis, é tudo questão de sobrevivência. Entender o que acontece é o de menos, viver mais um dia é mais importante, realmente intrigante.

Enfim, como podem ver, me impressionei muito com esse livro, apesar de querer um pouco mais do desfecho destes personagens, não posso dizer que fiquei insatisfeita, pelo contrário, amei cada pedacinho. A narrativa do autor é perfeita, nada muito apressado, um desenvolvimento ótimo dos personagens e diálogos bem construídos.

Não achei erros de gramática e revisão no decorrer da leitura, as letras estavam em tamanho bom, a fonte escolhida foi boa também, além disso as páginas amareladas me ganharam (). A capa é totalmente condizente com o livro e pude entender perfeitamente o título 'Caixa de Pássaros'.

Então, como puderam ver exaustivamente, essa é uma leitura ótima! Para quem quiser algo diferente, intenso e que te prenda do começo ao fim, essa é a escolha. E se você realmente gostou, lá em cima deixei algumas promoções para adquirir o livro, garanto que não irão se arrepender! Beijos e até a próxima!




♥ Você também vai amar:

42 comentários

  1. Sempre quis ler esse livro e agora estou mais curiosa, você disse ser uma leitura surpreendente e fora do comum. Já estou adicionando à lista.
    Beijos,
    Juliana :)
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!!!!! eu não conhecia esse livro, mas fiquei mega curiosa!

    Te convido pra visitar o meu blog:
    Blog: http://dentrodamochila.blogspot.com.br/
    Página do Facebook: https://www.facebook.com/dentrodamochila

    ResponderExcluir
  3. Já li muitos comentários positivos sobre esse livro, como ele consegue fazer vc se sentir na pele dos personagens. Está na minha lista desde que lançou mas até hoje não parei para ler.
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece ser uma leitura forte, gostei bastante da resenha :)

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  5. Sempre que eu vejo esse livro eu fico com vontade ler, acho o título dele bem profundo sabe e a história me conquista demais <3

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, sou doida para ler esse livro desde todo o marketing que teve no facebook.
    Gosto dessas histórias assim.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são sempre ótimas né! Que bom que gostou!

      Excluir
  7. Adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, mais fiquei com vontade de ler
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  8. Deve ser aquele livro que você lê apreensiva com ao conteúdo da próxima página!! Gostei do assunto!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com ❥ Facebook ❥ Twitter

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Minha opinião foi um diferente da sua. Eu achei esse livro um tédio. Não acontecia nada e no final só fiquei com raiva. Odeio livros que deixam sem explicações.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Ah, mas vai da pessoa né, eu particularmente adorei *-* li tudo num tapa e fiquei querendo mais!

      Excluir
  10. olá, tudo bem? :D
    Tenso, aterrorizante e surpreendente são adjetivos que chamam a atenção do leitor, haha.
    Acho interessante intercalar passado com presente em uma obra, principalmente quando o autor conduz bem a narração dos tempos diferentes.

    SIGA BIO-LIVROS | PÁGINA | Produtos Natura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma técnica boa e faz com que os leitores não percam o foco!

      Excluir
  11. ai esse livro!
    terminei de ler, tem pouco tempo e concordo com vc sobre querer um pouco mais sobre o desfecho dos personagens, mas mesmo assim o livro é ótimo!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Apesar de nem todos gostarem desse livro, ele agradou vários leitores, então tenho bastante vontade de ler ele... Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muita curiosidade de ler, principalmente pela história prometer ser bem envolvente! Acho que daria um pouquinho de agonia, tendo em vista a situação dos personagens, mas acho que isso seria um ponto positivo para o livro! Fique ainda mais curiosa com a sua resenha, beijos!
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é bom, de cada livro você ter uma visão em relação aos personagens. E depois precisa se adaptar com eles!

      Excluir
  14. Oie, eu comecei a ler esse livro e parei logo nas primeiras páginas. Acho que só não era o momento de eu ler esse tipo de livro. Gostei muito da sua resenha e me fez querer ler novamente só para sentir tudo o que você sentiu com a história.
    Ah, desculpa por eu ter ficado uns dias sem aparecer por aqui. Sempre que tem post novo eu venho dar uma olhadinha, mas comecei a trabalhar e estou me adaptando ainda. Por isso pode ser que eu suma por uns dias mas sempre vou aparecer, nem que demore kkkk
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tente dar uma chance de novo, o livro merece ser lido!
      É, e eu percebi que você sumiu mesmo!! Mas volte sempre, sei bem como é difícil de adaptar com o trabalho e toda a rotina do dia a dia. Beijo

      Excluir
  15. Parece ser um livro realmente muito bom! Sua resenha diz tudo. HaHa.
    Confesso que também me animei um pouco só de ler sua postagem! rsrs
    Enfim... Arrasou na resenha e na escolha do livro!

    Um beijo.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
  16. ooi!
    desde de seu lançamento aqui no Brasil fiquei louca pra ler a obra, todos falavam o quanto era bom e tudo mais, ainda não mas pretendo em breve. Adoro livro do gênero e acho que esse irá me agradar também!
    bjs xxx
    lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mica, aposto que te agrada sim, leia porque é bom!
      Beijo

      Excluir
  17. Depois de ler seu post, procurei aqui na minha cidade pra comprar e não acheiii!! :(

    Te convido pra visitar o meu blog:
    Blog: http://dentrodamochila.blogspot.com.br/
    Página do Facebook: https://www.facebook.com/dentrodamochila

    OBS: Estou criando um grupo no whatsapp sobre blogs, para tirarmos dúvidas,
    dicas, e até mesmo divulgar, mas o principal motivo é conversar e compartilhar conhecimento sobre blog.
    Caso queira participar, mande um e-mail com o número do seu telefone, nome do blog, e no assunto: GRUPO BLOG,
    para: dentrodamochila@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Brenda. Procure nos sites de compra Saraiva e Submarino!

      Excluir
  18. Oieee!
    Eu amo esse livro, foi um dos primeiros que li do gênero e já me apaixonei nos primeiros parágrafos! Eu sempre recomendo a leitura...
    Adorei sua resenha! Beijos!!! =*

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  19. Fiquei super curiosa com a resenha, já adicionei este livro a lista!
    Excelente post como sempre!

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Amei a sua resenha!!
    Estou a bastante tempo querendo ler esse livro e ainda não deu para eu botar as minhas mãos nele mas espero conseguir ler ele ainda esse ano, a sua resenha só fez com que eu tivesse mais vontade hahahah
    beijosss

    wonderbookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito bom, leia mesmo, você vai gostar!

      Excluir
  21. Esse livro é mesmo incrível!!! Um dos meus top 10 da vida hahahahahaha suspense muito bem construído. É exatamente como voce descreveu na resenha, a gente não consegue parar de ler <3 <3

    ResponderExcluir
  22. Esse livro é mesmo incrível!!! Um dos meus top 10 da vida hahahahahaha suspense muito bem construído. É exatamente como voce descreveu na resenha, a gente não consegue parar de ler <3 <3

    ResponderExcluir