Resenha #61 - Érica

por - agosto 13, 2016

Título: Érica
Autora: Larissa Barros Leal
Editora: Novo Século
Gênero: Romance | Drama
Páginas: 272
Lançamento: 2014
Skoob: (Ler +)
Comprar: (Saraiva)
Classificação: 
[Livro cedido pela autora em parceria]
Sinopse: "Moscou. Dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos. Cairo. Uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha, arquitetada por integrantes da Ordem das Doze Tribos de Israel. Washington. Na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Pequim. Um filho procura o pai, há meses desaparecido. Fortaleza. Em uma triste manhã, Érica encontra seus pais mortos... Nessa incrível trama, todas essas histórias se entrelaçam de forma impressionante. E somente Érica, que acaba de descobrir que foi incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, poderá impedir uma grande desgraça planejada por judeus fundamentalistas, prestes a atingir a todos."

 Opinião: Tudo o que posso dizer desse livro é que ele é repleto de mistérios e me pegou de surpresa. Quando o recebi esperava algo diferente ao ler a sinopse, mas agora pude perceber como a leitura é bem mais curiosa do que eu imaginava e impressionante.


O livro se inicia cheio de personagens, com várias cenas aleatórias e isso foi o que acabou me deixando meio confusa, mas depois passou. Bem, eu explico. Essas cenas que me deixaram perdida no início, depois foram se encaixando como um quebra cabeça, conforme vamos desvendando o que a autora quer nos passar. É fácil na verdade, só requer paciência.

A história acontece em várias partes do mundo, mas alguns desses personagens estão interligados de alguma forma e ao longo da história o leitor vai se tocando disso, já que todos fazem parte da trama.

Por ora, temos a personagem principal Érica, de Fortaleza. Ela tem somente 15 anos e nem imagina que sua vida mudaria imediatamente e lhe pegaria de surpresa assim que descobre a morte de seus pais, que veio a ocorrer no dia seguinte depois da sua festa de Debutante.  

"A raiva foi substituída pela determinação. Ela não deixaria que a morte dos pais fosse em vão. Faria o que não queria que fizessem: enfrentá-los."

Um acontecimento trágico e inesperado que balança toda a sua vida.  Como Érica iria lidar com isso? Quem fora o responsável pela morte de seus pais e por qual motivo? Diante desse questionamento, aparece Darek, um garoto misterioso que deixa sua vida mais confusa, mas que também pode ajudá-la a se deslocar para outro lugar a fim de desvendar o que pode estar por trás disso tudo.  É proposto a ela que se junte a uma organização e, por óbvio, ela aceita.

Mas afinal, será que Érica suportaria isso tudo? Ou seja, se aliar a esse grupo? É uma decisão complicada e isso foi uma das coisas que mais me surpreendeu, pois a personagem se mostra forte e determinada para enfrentar qualquer coisa, já que quer descobrir quem matou seus pais.   

Nesse momento diria que é onde a história começa a dar um salto. Mais dúvidas vão surgindo ao leitor e mais curiosidade em saber qual a intenção da autora. Isso é ótimo, porque a cada minuto desvendamos o que está acontecendo em todas as partes do mundo, onde estão outros personagens e como eles se relacionam.

Adorei a leitura, foi realmente cheia de drama e suspense, com um enredo maravilhoso e um desenrolar mais ainda. É totalmente imprevisível e tudo muito inesperado, sem ter como saber o que vai acontecer ou o que está por trás de tudo. Eu diria que não é frequente eu ler um livro assim. 

"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem.
Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência,e os países, parte de seu maior patrimônio.
O melhor caminho é paz." 

Como havia dito, o livro só requer um pouco de paciência, porque depois ao final da história tudo se resolve sem dramas, mas de forma reveladora e surpreendente. Cheguei a me indagar sobre o que a autora queria afinal. Mas depois pude finalmente compreender esse vínculo que ela manteve com seus personagens.


Como mencionar, adorei o enredo, a narrativa da autora foi ótima, as coisas se desenrolaram naturalmente, nada muito apressado. O desenvolvimento dos personagens também foi fantástico e não tenho do que reclamar da diagramação do livro. A capa também ficou linda e amei ela logo quando vi (amor à primeira vista, ein?). Enfim, tudo perfeito.

"Em meio a duras perdas nasce a determinação."

Enfim, quem gosta de livros imprevisíveis, não é mesmo? Esse é o ideal então, sem dúvida. Pra quem quiser um leitura cheia de mistérios, dramas e um pouco de suspense não pode deixar esse passar despercebido, que vai te deixar na dúvida do início ao fim! Recomendo sim a leitura e espero que façam como eu! Ah, e se você se interessou e quer adquirir, lá em cima tem uma super promoção na Saraiva! Beijos e até a próxima!



♥ Você também vai amar:

16 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Antes de mais nada, roxo é a minha cor preferida, por isso gostei dessa capa e da sua torre em roxo também, risos.... E nossa, esse enredo parece ser muito bom mesmo, quanto mistério. Que bom saber que esse livro é imprevisível e que gostou tanto da leitura, eu já tenho ele e não sabia o que esperar. Agora não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiieeee

    Já ouvi falar desse livro outras vezes,a história parece ser bastante diferente, original e eu gosto disso, histórias que fogem do mesmo de sempre.
    Apesar do começo um pouco confuso, se nota pela resenha que a leitura fluiu bem depois e esse mistério no ar já me deixa curiosa

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Que capa mais curiosa, achei bem bonita e a sinopse parece ser uma leitura eletrizante...gostei da resenha

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu não tinha conhecimento desse livro mas já quero ler. Ao ler a sinopse eu não me interessei muito pela obra, o que mudou minha atenção foi a sua resenha que quanto mais eu lia, mais eu percebia que vale a pena ler. Gosto de livros assim, onde as coisas vão se encaixando e nos surpreende no final. Mal posso esperar para ler.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Que livro cheio hein! Eu gosto de livros com suspense, mas ai eu começo a ler rápido e acabo livro rápido e fico triste por ter feito isso HAHAHA. Adorei a capa também, é bem apaixonante, e eu li um livro parecido com esse uma vez levemente parecido com esse... Gostei! <3
    xoxo'

    Adolescência Nerd | Fanpage NOVA

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tenho muita curiosidade com esse livro, até o momento só vi resenhas positivas sobre ele.
    Essa capa chama a atenção.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Gostei da sua resenha.
    Li esse livro faz um tempo e achei fascinante!
    Achei o começo um pouco chato, mas depois que as coisas vão acontecendo é impossível largar esse livro.
    Beijos,
    Keth - Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    P.S.: Seguindo esse blog lindo!

    ResponderExcluir
  8. Eu vi poucas resenhas sobre esse livro, mas todas foram bem positivas.
    A sua aumentou a minha vontade de ler esse livro. Eu curto um suspense.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia esse livro ainda. Me interessou por causa de imprevisibilidade. Apesar de amar um bom clichê, sempre é bom ler algo diferente que a gente não está esperando acontecer. Se der eu vou ler ele sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Uau!

    Que incrível!
    Adorei o modo como este livro foi escrito!
    Sua resenha relata exatamente o que o leitor irá encontrar: uma leitura imprevisível, isso é show!

    Beijos,
    Danny

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu já tinha lido elogio a esse livro, mas não o coloquei na lista.
    Porém adoro ser surpreendida, vou querer ler!
    Agora sim, está anotado! ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi! Não conheço o livro, mas realmente ao ler a sinopse eu tinha outra ideia. Bom saber que pode parecer confuso, mas depois as coisas se encaixam, acho legal saber pra não desistir e ir até o fim!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo, porque esses livros sempre conseguem nos surpreender. Beijos

      Excluir
  13. Oi
    eu já tinha lido outras resenhas desse livro e me interessei, gosto de livros que surpreendem e como você falou que ele é assim fiquei mais interessada, fora que achei essa capa instigante.

    Momento Crivelli

    ResponderExcluir
  14. Oi, leitoras
    Érica é uma das leituras que separei paraeste mês. Vi comentários positivos sobre esse livro e espero gostar. Realmente parece um pouco confuso, mas assim como você vi outras pessoas elogiando final, que faz todo sentido.
    Beijos, Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir