Resenha #63 - Lagoena

por - agosto 17, 2016

Título: Lagoena - O Portal dos Desejos
Autora: Laísa Couto
Editora: Draco
Gênero: Ficção | Fantasia | Infantojuvenil
Páginas: 272
Lançamento: 2014
Skoob: (Ler +)
Comprar: (Amazon(Saraiva(Livraria Cultura)
Classificação: 
[Livro físico cedido pela autora em parceria]
Sinopse: "Rheita é órfã de mãe e a única neta de um joalheiro falido. Por mais que seu avô tente, os esforços para isolar essa garota de 10 anos do mundo e esconder sua verdadeira identidade são inúteis. Inteligente e esperta, a curiosidade da garota leva-a a uma descoberta no antigo quarto da mãe. Encontra a metade de um mapa mágico, mas qual seria a relação disso com o desaparecimento de seu pai? Quando Kiel, o filho gago do sapateiro, faz revelações incríveis a Rheita, juntos partem para uma aventura repleta de segredos ainda maiores, rumo a um outro mundo, Lagoena, a Terra Secreta que corre grande risco de não mais existir. A menina deverá salvar esse lugar mágico, protegendo o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado, enquanto segue o maior desejo de seu coração- encontrar o pai que nunca conheceu. Lagoena - O Portal dos Desejos é o romance de estreia de Laísa Couto, autora que resgata a magia dos contos de fada em uma história emocionante e envolvente. Quando a verdade da sua vida lhe foi negada, fugir para um mundo fantástico pode ser a única salvação."

 Opinião: Apesar de ter consideráveis 200 e poucas páginas, admito que me aprofundei tanto nessa aventura que acabei a leitura em dois dias! Uma história divertida que te leva, literalmente, para outro mundo!



Começamos com Rheita, uma garotinha órfã que mora com seu avô, um joalheiro falido e muito solitário. Seu avô desconfia de que há algo grande para sua neta, mas prefere esconder seu segredo do mundo, isso porque Rheita possui uma cicatriz parecida com um 'S' em sua mão, por isso ensina a garota a nunca retirar sua luva. Esse símbolo traz um significado gigantesco, por isso a segurança tomada pelo avô.


"- Sinto que Rheita foi marcada pelo destino - disse ele, esfregando a face contraída.
[...] - Acho que só pode ser magia... Magia é a única explicação. Rheita é uma menina especial, Gornef."

As coisas mudam quando seu avô decide reabrir sua joalheria e contrata um funcionário um tanto sinistro, Kaspar. Ele está em busca de algo, e Rheita sabe que aquele homem não traz coisas boas. Suas suspeitas são finalmente confirmadas quando ela flagra o ajudante escondido em sua casa em busca desse objeto misterioso.


"Rheita foi assaltada por um pressentimento ruim. [...] Uma suspeita pairou sobre sua cabeça: Kaspar não era confiável; achou-o estranho e de caráter duvidoso."

Logo, Rheita percebe que, o que quer que seja, teria de ser encontrado por ela. Esse objeto misterioso acaba por ser metade de um mapa. Assim, com uma coragem impressionante para uma criança, Rheita parte em busca dos segredos que existem nesse mapa, mas conta com a ajuda de seu fiel amigo, Kiel.

Eles precisam agora salvar Lagoena de um mal antigo, um ser cheio de ódio e maldade que busca poder para subjugar pessoas e trazer o sofrimento, Zhetafar. Para isso, eles adentram um mundo diferente, uma dimensão mágica, cheia de seres fantásticos, perigos e muita aventura, esta é Lagoena.

"- Lagoena é onde seus pés pisam ou acabaram de pisar! Do leste ao oeste, do norte ao sul, cada fração de terra, cada pedra, cada rio, cada monte, cada canto do horizonte, tudo é Lagoena! Terra abençoada pelas Lágrimas de Aura, e amaldiçoada pela Desonra dos Homens Reis!"

No início fiquei com um pé atrás por ter duas crianças como protagonistas nessa aventura, mas ao decorrer da história acabei por ver que eles foram as escolhas perfeitas. Crianças não indagam sobre coisas que não entendem, elas se envolvem nesse mundo e sua inocência faz com que acabem sempre conseguindo ajuda de vários seres, nos lugares e momentos mais inusitados!

Me encantei com a capacidade da autora em criar esse mundo, os detalhes sobre os seres fantásticos que aparecem na história e as cenas que, apesar de curtas, nos envolvem completamente! Enfim, uma narrativa perfeita, nada muito apressado, mas na medida certa que uma aventura tem de ser para que não seja cansativa.

A diagramação do livro é, literalmente, coisa de outro mundo. Os detalhes dos inícios de capítulos são únicos, com um cuidado extremo com as pequenas ilustrações. As letras e o tamanho delas foram perfeitos, as páginas amareladas e grossas me encantaram também. A capa, por sua vez, chama atenção e traz exatamente o que vemos na história, adorei.


Após a leitura, fui atrás para ver se poderia haver a remota hipótese de uma continuação e me surpreendi ao saber que a autora pretende continuar! É uma trilogia, meus colegas! Não imaginam minha felicidade ao saber disso, já imaginei mil e uma histórias sobre as novas aventuras de Rheita e Kiel.

Ah, outro ponto interessante que percebi foram os nomes dos personagens, tão diferentes! A autora criou nomes que realmente se pareciam com os personagens, de acordo com suas peculiaridades. Enfim, como podem ver, adorei a leitura. O fato de ter personagens tão pequenos não diminui a qualidade da obra, pelo contrário, faz com seja uma leitura para qualquer idade!

Super recomendo essa leitura, é instigante e empolgante, você não vai querer largar até saber o desfecho dessa aventura! Para quem se interessou, eu trouxe alguns links para compra lá em cima, aproveitem! Quem quiser saber mais acesse a página oficial do livro [www.facebook.com/lagoenaoficial], você também pode adquirir diretamente com a autora pelo contato [laisasmnn@hotmail.com]. Espero que tenham gostado e até a próxima! Beijos!



♥ Você também vai amar:

18 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sempre é bom ler coisas novas e ele parece ser bem legal.

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu nunca ouvi falar do livro mas gostei muito, a capa é encantadora. O fato de ser protagonizado por crianças me deixou com mais vontade de ler o livro porque estou cansada de somente ler obras adolescentes ou adultas. Acho que as crianças merecem mais destaques nestas aventuras. O legal também é que não esperamos triângulos amorosos nem Grande Abraço! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Acho a capa desse livro linda, e a história me chama muito atenção. Ele está na minha lista de desejados a um tempo :)
    Você falando que gostou, e que leu tão rápido de tão boa que é a história, só me faz querer ler o mais rápido possível também :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem??
    Não conhecia o livro, e confesso que fiquei um pouco indecisa em ler sobre ele na resenha porque não tinha curtido muito a capa, mas essa é mais uma daquelas lições que a gente leva pra vida. Amei a resenha, amei a premissa que ele oferece. Nunca devemos julgar um livro pela capa rsrs Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    PROMOÇÃO NO BLOG: Ganhe um Livro da Jamie McGuire ---> http://estranhoscomoeu.com/2016/07/28/concurso-cultural-ganhe-um-livro-de-jamie-mcguire/

    ResponderExcluir
  5. Ah... Adorei! Eu nem ficaria com o pé atrás, adoro livros protagonizados por crianças. Ainda mais quando tem a ver com outros mundos. Como você disse, eles não questionam as coisas esquisitas, simplesmente vivem. E nessa, a gente acaba mergulhando nesses mundos com eles. Achei que tinha carinha de trilogia mesmo!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Que indicação maravilhosa! Quando comecei a ler a história, pensei '' preciso comprar esse livro'' Hahahaha com certeza vou ler. <3


    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Fiquei afim de ler.
    Eu gosto muito de crianças como protagonistas. É algo que me prende de cara. =)
    Muito bacana ter mais 2.


    Chiquereza

    ResponderExcluir
  8. Achei a história muito interessante, na verdade eu amei! Vai ser a primeira compra do mês que vem <3 Adorei o post. Beijos.
    http://ateliemodel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Apesar de já ter visto o livro antes, essa é a primeira resenha que leio dele. Os protagonistas serem crianças também chamou a minha atenção. Eu amo livros de fantasia e aventuras com crianças. Fiquei muito interessa no livro e vai para minha lista de futuras leituras.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parece ser um universo ótimo e bem trabalhado. Gostei do enredo e ler em dois dias é sinal de que a leitura flui bem! Também estou encantada com a capa! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um ótimo livro, ainda não tinha ouvido falar dele. PS: Adorei a Torre Eiffel.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa e da capa.
    Como gosto de fantasias, vou colocá-lo na lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  13. Olá! Esse livro, não sei porquê, me lembrou um pouco de Peter Pan com Alice no país das maravilhas. Gostei da resenha e por Deus, eu preciso atualizar minha lista de leitura. Cada vez é um livro que vocês indicam e eu fico sedenta por leitura nova HAHAHAHA
    xoxo'

    Adolescência Nerd | Fanpage NOVA

    ResponderExcluir
  14. Oi
    que bom que gostou da leitura do livro, achei a capa bem bonita e a história pelo que falou parece ser bem envolvente, é bom quando as histórias prendem os leitores, gostei da resenha.


    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros de aventura e acho que esse é simplesmente um dos bons! Estou super curiosa, não resisto a livros nesse estilo! Amei a ilustração da capa <3 Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  16. Que capa mais linda *o*
    Xonei! Eu fui procurar pelo livro e vi que a autora não vai mais vendê-lo pela Editora Draco, ela entrou em hiatus sem tempo para voltar =/

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir