Resenha #64 - A Era de Ouro do Pornô

por - agosto 19, 2016

Título: A Era de Ouro do Pornô
Autor: Zeka Sixx
Editora: Multifoco
Gênero: Erótico | Jovem adulto | Romance
Páginas: 160
Lançamento: 2016
Skoob: (Ler +)
Comprar: (Livraria Cultura)
Classificação: 
[Livro cedido pelo autor em parceria]
Sinopse: "Max tem vinte e nove anos e mora sozinho em um apartamento em Porto Alegre. Faz bicos como tradutor e sonha em ser escritor, enquanto passa os dias bebendo, esperando o fim de um bloqueio criativo que o aflige há três anos. Você já leu essa história milhares de vezes, certo? Não exatamente. "A Era de Ouro do Pornô", primeiro romance de Zeka Sixx, autor do livro de contos "O Caminho dos Excessos" (Edição do Autor, 2015), parte de uma premissa aparentemente batida para se revelar uma fábula maldita, encharcada em álcool, sexo, cultura pop e niilismo. Mais do que Max, o anti-herói central, é a cidade de Porto Alegre, com seus habitantes - do sexo feminino, em especial -, o verdadeiro personagem do romance. O enredo se desdobra como uma montanha-russa, indo do sonho ao pesadelo num virar de página. "A Era de Ouro do Pornô" é uma sátira a uma geração que colocou sobre seus próprios ombros a necessidade de ser criativamente relevante."

 Opinião: Este foi um livro diferente de tudo que li, de uma forma boa. Começamos com nosso personagem Max, um tradutor que vive um interminável bloqueio. Seu trabalho, como ele mesmo diz, é torturante. Ele vê as obras dos outros, mas é incapaz de fazer sua própria criação.

"Estou sendo corroído por um torpor difícil de descrever. Não se trata de infelicidade ou depressão, mas de um círculo vicioso, de uma completa ausência de um destino, de um final, de uma finalidade."

Max também tem uma rotina, para não dizer menos, interessante. Ele vive sem destino, sem rumo, são infindáveis rotinas de sexo e bebidas. Foi realmente diferente adentrar nessa vida, no ritmo de Max.

"Quando consigo demarcar meu território, passo à minha tática padrão: copo na mão, sorriso no rosto, observando as mulheres até que alguma delas também olhe para mim."

Como Max foi levado para essa rotina frenética e sem rumo? Talvez um histórico familiar triste e sua frustração em seu trabalho, mas pode ser também apenas uma escolha. Através dos olhos dele, somos levados para suas aventuras sexuais (ou desventuras né), algumas diferentes, outras divertidas.

Admito que, por ser acostumada com a literatura erótica toda romanceada, me assustei logo nas primeiras páginas, mas logo me acostumei e a leitura fluiu de forma incrível. É diferente, vemos a realidade, as coisas como elas são e, realmente, achei notável, nada vulgar.


Nessa obra, não somos levados a julgar Max por seu modo de vida, este é, na realidade, um tipo de diário. O diário contendo a vida de Max. Exatamente por isso não temos um clímax, mas é estranhamento divertido ver o desenrolar do dia a dia desse personagem tão peculiar.

Outro ponto que me ganhou foi a trilha sonora. Músicas lindas e dignas de se ouvirem após a leitura. Para quem se interessar, eis os nomes:


You're In Love - Ratt
Kiss - Prince And The Revolution
Lips Like Sugar - Echo & The Bunnymen
People Are People - Depeche Mode
Charlie Don't Surf - The Clash
Gigantic - Pixies
Somebody Put In My Drink - Ramones
Neon Baby - Baby Doll
Walking on Sunshine - Katrina And The Waves
The Ballad Of Jayne - L.A. Guns
Victim Of Love - Erasure
Young Turks - Rod Stewart
Lick It Up - KISS
Legal Tender - The B-52's
The Times They Are A-Changin - Bob Dylan
Whip It - Devo
(I Just) Died In Your Arms - Cutting Crew
Cities In Dust - Siouxsie And The Banshees
Here I Go Adain '87 - Whitesnake
Wicked Game - Chris Isaak
True Faith - New Order
There's A Light That Never Goes Out - The Smiths
Lil' Devil - The Cult
Flesh For Fantasy - Billy Doll
Modern Love - David Bowie
Jessie's Girl - Rick Springfield
Love Will Tear Us Apart - Joy Division
Don't Never Leave Me - Hanoi Rocks
You Can't Pu Yout Arms Around A Memory - Johnny Thunders
Lonely Planet Boy - New York Dolls

Por fim, eu esperava uma reviravolta no final, a pessoa que finalmente conseguiria tirar Max da sua Era de Ouro Pornô, mas novamente, o autor nos surpreende. O desfecho é inesperado, totalmente.

Quanto a diagramação, o único ponto que deixou a desejar foram nas páginas que são brancas. Todos sabem como eu amo páginas amareladas, mas essa é uma opinião particular minha, não prejudicou em nada a leitura. A fonte e o tamanho da letra estavam em tamanho adequado e sem muitos detalhes nas páginas, realmente uma diagramação simples, mas boa para a leitura. A capa foi o que mais me cativou, achei ela diferente e linda. Ela dá uma leve pista do que encontraremos, mas é suficiente para dar um ar sexy para tudo. Adorei.

Enfim, para quem quiser experimentar algo diferente, uma realidade a parte, essa é a escolha. Preferi me manter com poucas palavras, pois, por ser um livro curto, não quero dar informações demais. É uma ótima leitura, realmente recomendo! Ah, ali em cima tem links de compra e da página do Skoob do livro para você saber mais! Beijos!



♥ Você também vai amar:

21 comentários

  1. Oi.
    Eu li o livro do autor e também achei uma obra completamente diferente do habitual, e mesmo com as fortes cenas e diálogos muito eróticos, também não achei nada vulgar. Afinal, quantas pessoas não fazem a mesma coisa entre quatro paredes? Eu gostei muito do livro, e adorei conhecer Max. Infelizmente ele não teve o final que eu queria, mas a leitura foi muito satisfatória.
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi resenha desse livro em outros blogs, mas não é meu estilo, com certeza passa bem longe, já que leio mais no estilo infantojuvenil hehehe. Mas adorei sua resenha. Acho que apontou todas as informações para quem gosta e quer saber mais sobre o livro :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi amore! Quanto tempo sem vir aqui, estava com saudades.
    Eu não conhecia a obra, e pela capa pensei que fosse algo muito vulgar. Adorei a resenha, me deixou curiosa quanto a trama que parece ser tão diferente.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que apareceeeu Bia, já estava na hora haha. Então, essa obra é bem interessante, vale a pena saber mais.
      Beijo <3

      Excluir
  4. Oiii! Eu não conhecia esse livro, mas gostei do enredo. Eu jurava que era de época kkkk A resenha ficou ótima, e sim a capa do livro é bem chamativa e diferente. Adorei a sua resenha :)

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz | Sorteio No Blog

    ResponderExcluir
  5. Bacana Lilian! Fiquei curioso para ler a história.
    Ps.: Ainda não passei e-mail (ou passei?), estou cadastrado no wattpad e estou divulgando algumas obras novas por lá, é só procurar por EulalioHereda.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Acho que deviam ter esperado um pouco mais, pra o livro ser a "Resenha #69", hahaha... Brincadeiras à parte, adorei a resenha, é muito bom saber que compreenderam a mensagem que o livro quer passar, e que enxergaram além da suposta obviedade da capa e do título!

    Deixo aqui uma dica: o livro está em promoção no site da Multifoco, com frete GRÁTIS pra todo o Brasil (http://editoramultifoco.com.br/loja/product/a-era-de-ouro-do-porno/).

    E deixo também um convite: para quem for à Bienal, o livro terá sessão de lançamento no dia 03/09, sábado, das 16h às 18h, no estande da Multifoco (estande O 065)!

    Um grande abraço, parabéns pelo blog e obrigado pela parceria!

    ResponderExcluir
  7. Oii.
    Amei a resenha... Gosto de ler coisas novas e me aventurar em obras assim, diferente que no começo me tira da zona de conforto.
    Fiquei curiosa sobre esse livro, até o momento não tinha visto nada sobre ele.
    Li algumas obras de romance erótico e sou apaixonada por romance. Irei anotar o nome o livro para adquirir.
    Beijos.
    Keth - Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha, pelo título eu não leria muito(minha mãe entenderia errado e iria querer me bater kkk) só que vendo a sinopse e a resenha eu fiquei com muita vontade de ler
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii meninas

    ADORO livros que vem com trilha sonora. Conheço apenas um da Colleen que tem isso e amo a idéia. Apesar de não ser meu estilo de livro, achei a história original e pela resenha se nota que foge dos clichês do gênero ao não romancear a coisa toda... Enfim, por agora deixo a dica passar pois realmente não é um livro que me desperte a atenção mas, fico feliz que tenha gostado.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Compraria só pelo título (emoji de lua hehehe), imagina com essa trilha sonora! Adorei a resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  11. Ahhh parece ser realmente diferente! Ler algo erótico sem romance deve ser bem mais forte, mas ao mesmo tempo interessante. Gostei da trilha sonora!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu já tinha lido uma resenha desse livro e não tinha me chamado a atenção.
    Não que o livro não seja interessante, porque é, mas realmente não faz meu gênero. Infelizmente.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já vi alguns posts sobre esse livro, mas não me interessei muito por não ser um tipo de leitura que eu goste.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  14. Não gostei da história, mas amei a trilha sonora. =D
    Sou muito old school pra música.

    Beijos!

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  15. É um livro quenteee! adorei o post, bjus.

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Não gosto muito do estilo do livro, na verdade, não gosto nem mesmo de livros new adult. Mas acho que minha mente pode mudar quanto à isso!

    Abraços!

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Peço desculpas, não consegui vir antes, essa semana foi muito pesada para mim. Confesso que o livro não faz meu gênero. Mas parece ser uma dica bem diferente para quem gosta. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi
    eu já li alguns livros desse gênero, mas não é meu preferido, mas pelo que falou a história parece ser diferente e que bom que gostou de ler.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir