Resenha #79 - Arcanista

por - outubro 19, 2016

Título: Arcanista
Autor: Joe de Lima
Editora: Independente
Gênero: Ficção | Romance | Literatura Nacional
Páginas: 284
Lançamento: 2015
Skoob: (Ler +)
Comprar: (Clube de Autores)
Classificação: 
[E-book cedido pelo autor em parceria]
Sinopse: "Marcel Seeder é um tímido rapaz de 16 anos que vive em Vera Cruz, uma nação dividida pelo jogo de poder entre o governo, o exército independente chamado Arcanum e a sombra do grupo ecoterrorista Voz Verde. Marcel se preparou desde a infância para uma carreira militar como arcanista, seguindo os passos de seu pai. Entretanto, a visita oficial do Regente-Geral e de sua família à Arcanum irá deflagrar um terrível incidente. Para enfrentar a conspiração que busca assassinar Camilla Noble, a filha mais velha do Regente, Marcel precisará superar suas limitações e dominar a gema incrustada em sua mão. Com uma narrativa cinematográfica, Arcanista é mais que uma história de superação e sobrevivência. É a história de pessoas que tentam encontrar seu lugar em uma sociedade com um complexo cenário político e um colossal abismo social que separa a elite e a classe menos favorecida."

 Opinião: Um livro surpreendente e cheio de ação, você simplesmente não consegue parar de ler até descobrir o que está realmente acontecendo nesse emaranhado de mistérios e reviravoltas.

Começamos explicando que 'Arcanista' trata-se do primeiro livro de uma trilogia intitulada 'Vera Cruz'. Nessa distopia, a sociedade foi mudada após uma guerra e os jovens agora sonham em entrar para uma força militar, a Arcanum. Para entrar o aluno tem de passar por uma série de testes e por fim receber uma habilidade especial, aí se tornará um Arcanista.

Nosso personagem principal é Marcel Seeder, um jovem que está seguindo os passos do pai que fora Arcanista. Ele estuda desde muito novo para passar no exame, mas acaba sendo aprovado com uma nota considerada baixa, o que é estranho, pois baseado em sua nota nem passaria. Exatamente por isso ele se sente inferior aos outros, um retardatário. Não ajuda o fato de ele não controlar sua habilidade e sempre acabar machucado quanto tenta usá-la.

"— Seu corpo absorveu o cristal, você concluiu o processo — disse Cecil. — Forjou uma gematrovão.
— Você tem um relâmpago na mão esquerda — acrescentou o médico."

Marcel já começa sua carreira como Arcanista incumbido de proteger a família Noble, que são os líderes dessa sociedade. Camila Noble, a herdeira, é a futura líder e por isso deve ser protegida a todo custo.

Mas as coisas saem do controle quando eles são atacados e caçados, isso porque querem matar a jovem Camila. Mas quem será o autor desses ataques? Quem estaria por trás de toda essa armação? Em um dado momento a culpa é colocada no grupo Voz Verde, que são conhecidos por serem contra a sociedade imposta, mas essa seria a verdade?

Uma trama cheia de reviravoltas, surpresas e mistérios. Marcel se encontrará no meio de uma guerra política cujas consequências podem ser fatais. Onde pode se esconder o perigo? Ele poderá confiar em qualquer um?

Confesso que não esperava muita coisa dessa história, mas o autor conseguiu nos colocar em um mundo muito interessante. É incrível ver como Marcel consegue se superar a cada passo, mesmo achando que é inferior a todos, uma parte dele luta contra isso e ele busca mostrar seu valor.

"Vou fazer funcionar. De um jeito ou de outro, vou fazer isso de arcanista funcionar. E todos vão ser obrigados a reconhecer o meu valor."

Quando a ação começou, fiquei impressionada com a habilidade do autor em descrever as cenas, a história foi muito bem ambientada. Sua narrativa foi impecável e isso me agradou muito, nos deu informações suficientes para desenvolver a imaginação e detalhou de forma eficaz o ambiente, o que se passava ali.

Além disso conseguimos ver claramente o crescimento de Marcel e sua coragem, ainda que por vezes seus pensamentos tenham sido de fraqueza, ele nunca se deixou abalar e buscou salvar aqueles com quem se importava.

Enfim, realmente vale a pena a leitura para quem gosta do gênero, é uma aventura cheia de ação, suspense, reviravoltas e uma pitadinha de romance, porque não pode faltar né! Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima!

SOBRE O AUTOR
Joe de Lima
Nascido em 1981, Joe de Lima sempre gostou de inventar histórias. Após um início trabalhando com fanzines em quadrinhos, passou a se dedicar à literatura. Publicou contos em antologias das editoras Infinitum, Literata e Buriti, na revista digital Nupo e no podcast Desleituras. Também é autor de Serpente de Fogo, web-série literária de fantasia que mais tarde foi lançada na forma de um e-book gratuito.




♥ Você também vai amar:

29 comentários

  1. Oii meninas

    Amo ler as resenhas aqui pois encontro livros que nunca tinha escutado falar com histórias super originais. Achei muito legal a premissa de Arcanista. Amo livros cheio de ação e de reviravoltas. Esse fica anotadinho pra quando surgir a oportunidade.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Gente, quero muito ler!
    Adoro distopia, adoro literatura nacional e adoro autores independentes (sou uma!).
    Fiquei super interessada e achei a sinopse e suas impressões muito legal.
    Gosto muito de livros de ação e cenas bem descritas.
    Já está na minha lista de "quero!".

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Bem legal conhecer o livro, gostei do universo que o autor criou, e fiquei intrigada por esse gema na mão do personagem Me lembrou um desenho que eu assistia quando era criança Guerreiras Magicas de Rayeath, mas acho que vou esperar os outros livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?

    Amei a capa do livro, mas confesso que a história não me atrai e eu não o leria no momento. Mas para quem curte é uma boa opção!

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Li esse livro quando ele foi lançado, no ano passado, e me surpreendi com o talento do Joe. A trama é muito bem escrita, envolvente e cheia de momentos de tensão e ação. Atualmente estou lendo o segundo volume que também está de tirar o fôlego e tão bom quanto o primeiro.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    Não conhecia o livro, mas achei interessante a premissa dele, pois é bem o tipo de livro que eu gosto de ler.
    Vai para a lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da premissa do livro, mas infelizmente não leria no momento, pois estou correndo um pouco de personagens com menos de 20 anos. To meio sem paciência mesmo... kkkkkk... Mas anotei a dica para conferir depois q a minha birra passar.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha, aliás elas são as melhores! Já gostei pelo fato de conter ficção. Deve ser mara! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, como vai? Eu também tenho problema com livros assim porque não fazem parte do gênero que eu normalmente leio, além disso, é uma distopia e dificilmente eu gosto e consigo ler alguma. Mas fico muito feliz que tenha curtido a leitura, vou tentar ler depois!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia esse livro, não é um gênero do qual estou acostumada a ler, mas gosto das resenhas de vocês, sempre apresentam livros diferentes :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esses livros que prendem são ótimos!
    Tô evitando trilogias, porque tô num momento de nunca conseguir terminar as séries que começo.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  12. Me encantei pelo livro *U*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, e achei a trama bem interessante.
    Pelo que eu notei, a história surpreendeu bastante. Pena que faz parte de uma trilogia, pois não aguento mais esperar por continuação kkk
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Lendo só a sinopse eu achei que fosse só mais uma distopia, mas muito bom saber que o livro é repletado de mistérios e reviravoltas! Gosto de uma boa ação tb! E a capa é lindíssima <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oie, que livro bacana, eu não sou fã de distopias, mas confesso que essa achei particularmente interessante e é ainda melhor saber sobre a boa ambientação do autor e a boa descrição nas cenas, isso é sempre um ponto muito importante. tomara que ele consiga desenvolver bem o resto da trilogia.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Firmei recentemente parceria com o autor e já estou com os dois primeiros volumes da trilogia na minha lista de leituras.
    Adorei saber suas impressões acerca da obra e fiquei ainda mais animada ao saber que o livro é cheio de ação e reviravoltas para prender a atenção do inicio ao fim.
    Sou apaixonada por distopias, mas ainda não li nenhuma que seja nacional e isso me chamou muito a atenção.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Nunca ouvi falar nesse livro, mas confesso que sua resenha sobre a obra me deixou bem empolgada.
    Gosto bastante de livros cheios de ação e com uma pegada mais rápida. Acredito que irei gostar muito desse livro, dica anotada!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Distopia??? Nacional??? Amei!!! Melhor ainda que é uma trilogia, amo ficar acompanhando histórias! Já adicionei na minha lista!


    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie!!!
    Adoro Distopia e tenho que dizer que sou muito suspeita quando se trata do Joe!
    Ele é um fofo, super atencioso e tudo mais.
    A sua resenha está muito linda, parabéns e quero muito ler o segundo haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro! e a capa é sensacional! Nacional então?? Logo me interessei!!
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica!! <3

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi
    o livro me lembrou bastante a pegada de A Rainha Vermelha, claro que, como eu não li esse livro, não tenho condições de fazer comparações e nem estou falando que os livros são iguais ou parecidos, apenas que O Arcanista me levou a lembrança do Red Queen que eu adorei, quem sabe eu não dou uma chance para o livro jo Joe Lima no futuro?

    Talita - www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  22. Eu já tinha lido sobre esse livro em algum lugar, mas não tinha chamado a minha atenção. Ao ler a sua resenha, fiquei quedada a dar uma chance ao livro, pois amo essas obras que nos prendem, que começamos a ler e não conseguimos mais largar. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Oioi...
    Esse livro é novidade para mim!
    Achei a capa bem linda e a sinopse interessante, gostei dos pontos que abordou sobre o livro, acho que seria algo que leria e me prenderia facil.
    Nao conheço o trabalho de Joe de Lima, mas gosto de ação e aventura e pelo visto tem tudo no livro e se tem aqueles finais que matam a gente de curiosa, eu ja quero ler hahaa.
    Gostei da dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Olá
    não é o tipo de livro que procuro no momento mas bem legal sua dica e quem sabe uma hora eu arrisque mas irei indicar a alguns amigos

    Beijos[
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ooi! Eu gosto muito de livros com essa pegada, acho incrível como tudo pode se desenrolar e as tretas que vão surgindo rs parabéns pela resenha!
    Bjs e boas leituras ^-^

    ResponderExcluir
  26. Oi, já vi algumas resenhas do livro, mas não consigo ficar muito atraida pra fazer essa leitura, mas acredito que a faria caso tivesse oportunidade, fico feliz que vc curtiu a leitura, sua resenha está excelente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Nossa, adorei a premissa desse livro! Gosto de histórias que brincam com nossos nervos, nos fazem criar mil teorias e nos surpreende com o desenrolar da trama! Amei a dica!


    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir