Resenha #91 - Sob o Domínio do Silêncio

por - novembro 17, 2016

Título: Sob o Domínio do Silêncio 
Autor:  Fernando Mello
Editora: Infinito Editorial
Gênero: Drama | Policial | Mistério | Suspense | +18
Páginas297
Lançamento: 2016
Skoob: (Ler +)
Comprar: (Site da Editora)
Classificação: 
[Livro cedido pela editora em parceria]
Sinopse: "Meu verdadeiro nome é Lucas Alcântara e eu tenho muito o que contar… Fui dado como morto há treze anos, após sofrer um atentado. Assumi uma nova identidade, mas existem marcas do passado que simplesmente não esquecemos e que sempre nos damos o desprazer de manter frescas em nossas mentes, queimando em nossas almas. Meu nome agora é Natanael Váli, empresário bem sucedido e namorado da filha do Raul que é meu maior inimigo – meu alvo principal – nessa luta, e com minha união com velhos inimigos e da polícia federal, iremos derrubar todo seu império de monstros e dementes até que reste apenas ele para o meu veredito final. Esta história não é exatamente sobre justiça."


 Essa resenha pode conter spoilers! 

 Opinião: Esse livro chamou demais a minha atenção desde o momento em que li a sinopse e logo já tive uma ideia do que se tratava. Nessa trama, vemos desde já que a história não te engana, isso não é um conto de fadas, é real, acontece. E de todas as histórias que já li, diria que essa foi a mais intensa de todas.


Bem, pela sinopse já se vê que se trata de uma história de suspense, envolvendo vingança. Essa é a história de Lucas Alcântara, ou melhor, de Natanael Váli, porque Lucas 'morreu' e agora possui uma nova identidade como Natanael Váli.

Já Natanael é aparentemente um rapaz de família, muito estudioso e que entrou no ramo empresarial desde cedo, acabando por se tornar um dos maiores empresários do país. Todavia, a principal finalidade que está por trás disso é outra, seu único propósito é a vingança contra um grupo de aliciadores e estupradores, o qual já foi vítima um dia.

"No fundo sei que será sob o domínio do meu silencio, do qual vivi por todo esse tempo. Isto é um legado de vingança que acabará quando todas as covas que contei mentalmente estiverem ocupadas. Esse legado está apenas começando."

Quando Lucas resolve que não quer mais ser o nerd e excluído da escola, decide se juntar ao bando 'popular', porém, o que ele nunca esperou foi que esse grupo de jovens eram aliciadores e pedófilos. Após isso, sua vida não teve mais volta, ele entrou em um caminho sem retorno. Agora sua única opção seria fazer justiça. 

E não apenas ele, somos apresentados também a Pedro, Tiago, Ruan, Thayla, Ian e Matheus, cada um com o mesmo propósito, uma vez que também já sofreram vários atentados, por serem abusados sexualmente, acompanharam a violência e presenciaram várias mortes, da mesma forma buscam por vingança. 

"Então é isso. Quando o vazio entra em você, tudo passa a não importar mais, sua humanidade vai embora junto com todos os outros bons sentimentos, restando apenas sentimentos de mazelas. E não importa o que faça pra superar, tudo será em vão. A dor nunca vai passar. Você nunca será quem foi um dia."

Para dar início aos seus planos, Natanael começa a namorar Thayla, que é a filha de um dos aliciadores, sendo este seu primeiro alvo. Daí em diante, podemos acompanhar a busca por cada um dos criminosos. 

"Mas se quando eu terminar e vir que nada mudou dentro de mim, o que deverei fazer?"

Esse livro é profundo, forte, cheio de perdas e muito, muito sofrimento. Fiquei perplexa com algumas cenas que quase me fizeram querer chorar, mas também concordo que o livro deve dar detalhes e, pode-se dizer que esse tem, muitos detalhes, que podem até ser um gatilho emocional para pessoas que já vivenciaram algo parecido ou até mesmo pior. Então se quer ler esse livro, prepare-se muito bem, mentalmente e espiritualmente, pois vem coisa. 

"Isso pode até classificar-me como um ser sem alma, mas é o que esses outros seres sem alma merecem."

Ademais, pude compreender bem o que eu autor quis nos passar, pois não são todas as pessoas que conseguem superar o trauma sofrido, que esse tipo de tormento as vezes perduram por toda a vida no inconsciente de uma vítima. 

"Sei que ainda pode existir uma luz dentro de mim, uma esperança de que eu encontre quem eu era, podendo fazer com que deixe esse meu lado desumano para trás. Mas não agora."

Assim, essa história mostra bem de perto o sentimento que acomete pessoas que algum dia passaram por algum tipo de trauma, violência e, em razão disso, por não conseguirem superar ou bloquear as más lembranças, permanecem o resto da vida dominados pela insegurança e o medo. E é exatamente isso que acontece em muitos casos, eis que, como é exaustivamente sabido, não é fácil superar um trauma. 

"Perdi toda a minha inocência, perdi tudo que não tenho. E tudo que tenho, já não são as mesmas: a esperança, os sonhos, a perspectiva de vida. Nada mais de bom resta dentro de mim, a não se a dor, a amargura, o sofrimento, o medo, o pânico e o principal de tudo, a sede de vingança impiedosa."

Enfim, adorei essa leitura e recomendo, sim, o livro, até porque me identifiquei muito com o ponto de vista do nosso protagonista e me deparei com um final totalmente inusitado, na verdade, imaginei que aconteceria o contrário. Fiquei feliz, mas ao mesmo tempo triste com vários acontecimentos da história, porque, como havia dito anteriormente, é forte demais e o autor não economizou com as descrições, ambientações e sentimentos.

Como já mencionei também, a narrativa do autor foi incrível, ele soube nos direcionar nessa história, nos fazer sentir o que o personagem sentia e nos fez refletir, muito. Seu poder de descrição foi incrível, inserindo para os leitores vários detalhes ricos e uma ambientação perfeita. 

"Quem me oferece o bem, retorno com o melhor de mim. Quem me oferece o mal, eu devolvo com juros compostos."

Quanto a diagramação, por ter sido realizada a leitura em formato digital, posso dizer que está tudo ótimo, sem erros de formatação, sem erros de gramática e uma fonte em tamanho agradável, que favoreceu a leitura. Não tenho do que reclamar. Essa capa é incrível, condizente com a história e chama atenção do leitor, então é mais um ponto positivo.


Por fim, quem tiver emoções fortes, estiver a fim de uma história diferente e surpreendente, essa é a escolha. Recomendo o livro e espero que tenham gostado da resenha! Beijos e até a próxima!




♥ Você também vai amar:

17 comentários

  1. Adoro uma trama de vingança à la Revenge (apesar de nunca ter terminado). Principalmente quando o final nos surpreende.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, meninas! Tudo bem?
    Caraca, essa resenha me pegou de jeito! Gostei muito do enredo e a proposta... Existem certos tipos de livro que simplesmente abalam com nosso psicológico, e o autor só consegue se preservar uma escrita que envolve o leitor. Do jeito que falou, aposto nesse livro! Já quero ler! Beijos,

    Lu, www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto de tramas ao estilo dessa, e que causam fortes emoções. Gostei da dica. Ótima resenha!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem forte, tratando de um assunto importante e todas as implicações deles nas vítimas, principalmente as que não conseguem seguir em frente depois. Um tema pesado, mas pelo visto super bem construído pelo autor também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser muito bom, pela história.
    Mas eu fico meio confuso com o formato do enredo dele..
    Estou seguindo seu blog, se puder seguir de volta, agradeço.

    ✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Instagram ✯

    ✯ Siga o blog clicando aqui ✯

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Eu não costumo ler drama policial, mas essa sinopse e sua resenha realmente chamaram a minha atenção. Já add a lista.

    Parabéns pela escrita e dissertação do livro. Amei!!! <3

    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  7. A capa é incrível e o enredo trata de temas fortes, como abuso sexual, crimes e vingança. Eu simplesmente adoro suspense e o enredo parece ser muito bem desenvolvido pelo autor. Até dei uma olhada no site da editora, vou esperar uma promoção, pois fiquei bastante interessado. Ótima dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não conhecia o livro e já fiquei muito curiosa com ele, esse gênero é o meu preferido e percebi que a leitura pode ser envolvente, apesar de forte. Só não curto muito esse choque de realidade quando o autor enche de detalhes sobre situações reais, dependendo do que for, eu não gosto de ler pois já tem tanta violência nos jornais que se eu pegar um livro com estupro, abuso, pedofilia e coisas do tipo, eu não consigo ler.

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas! Mais uma resenha maravilhosa, e essa me prender legal! Me identifiquei com o enredo do livro, pois tenho casos parecidos dentro da família e a vingança é uma coisa que luto todos os dias para não me consumir. A última citação que você colocou é simplesmente a minha descrição HAHAHA <3
    xoxo'

    Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei sua resenha!
    Bem, quando olhei a capa do livro senti até um arrepio! Já me chamou a atenção por aí. A história me parece bem interessante, cheia de reviravoltas. Essa ideia de tomar uma nova identidade e combater aquele que fazem mal sempre me atraiu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem???
    Que livro maravilhoso é esse, essa carga de emoção trazida pelo o autor pode ser percebida desde o titulo, e é dificil um livro que toque tão profundamente o leitor com seu enredo. Esse personagem, é um heroi que muitos gostariam de ser.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e simplesmente fiquei muito curiosa. Realmente parece ser uma história bem diferente e eu amo histórias fortes, misteriosas, fora que envolve um fato bem polemico e que é um dos nossos problemas sociais hoje em dia. Adorei e já foi pra "listinha"!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. Olá ♥
    Ainda não conhecia o livro, mas tenho que confessar que fiquei super curiosa, pois é um enredo bem chamativo. Adoro histórias fortes, e essa parece ser aquele tipo que te laça. Gosto quando autores tratam temas tabus como no caso do Abuso e da Pedofilia. Parabéns pela resenha e por nos apresentar esse livro. A dica já está mais que anotada.

    ResponderExcluir
  14. Aliciadores, estupradores, pedófilos... Olha, a verdade é que não tenho estômago para nada disso. Por isso não fiquei com nenhuma vontade de ler o livro, ainda mais sabendo que me depararia com detalhes nada agradáveis, simplesmente não consigo ler coisas assim, tão fortes e intensas. Também não curto enredos com vingança, portanto passo a dica.

    ResponderExcluir
  15. Realmente não é fácil superar um trauma e cada um enfrenta isso de um modo. Imagino toda a carga de emoções contidas no enredo, e sei que será leitura que me deixará revoltada em muitos momentos por me fazer lembrar de pessoas que já passaram por isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ual, Ual Ual, estou sem palavras com essa sua bela resenha. Muito obrigado! Fico feliz que tenha entendido bem o livro e o que eu quis passar. Obrigado! E quem quiser saber mais sobre o livro ou ter o PDF dele, disponibilizo ele para leitura, é só entrar em contato no link: https://www.facebook.com/FernandoMelloAutor/

    ResponderExcluir