Resenha #97 - Prospecto

por - dezembro 11, 2016

Título: Prospecto
Autora: Tatiane Rodrigues
Série: Prospecto Vol. 1
Editora: Arwen
Gênero: Ficção | Fantasia | Romance
Páginas: 260
Lançamento: 2016
Skoob: (Ler +)
Comprar: (www)
Classificação: 
[Livro cedido pela editora em parceria]
Sinopse: "O impossível é só o começo. Daiane Campbell é uma garota apaixonada por livros e sonha com o dia em que possa encantar pessoas com suas histórias. O que não esperava era que fosse viver sua própria aventura irreal. Em meio à monotonia da cidade, descobre pertencer ao mundo dos Guardiões, pessoas que têm a missão de proteger o Tempo e abençoadas com dons excepcionais. Quando Michael Jones, um antigo Guardião, ameaça a estrutura desse mundo, Daiane terá que decidir a qual lugar pertence: aos Guardiões ou à vida real. Em meio à guerra, amores e contradições virão à tona e o impossível se torna a única chance de salvar a todos. A palavra Prospecto pode ser tudo o que precisam para vencer, mas também pode levá-los à morte."

 Opinião: Prospecto é um livro diferente de tudo que já li, nos faz embarcar em um mundo onde o tempo tem muito mais significado do que jamais poderemos imaginar e ainda nos dá a oportunidade de conhecer personagens incríveis!


Nossa personagem principal é Daiane, uma garota bastante estudiosa e comum. Ela possui alguns colegas, mas nada que nos fizesse desconfiar de que algo muito maior espera por ela.

Tudo começa em uma excursão escolar quando, ao adentrar em um local e tocar um misterioso cristal, Daiane é levada para uma realidade paralela e acaba vivenciando fragmentos de um passado. Após isso ela fica com um grande mal-estar e todos acabam preocupados porque ela acaba narrando sua experiência para os que estão ali presentes. Lógico que pensaram que ela estava ficando maluca!

"Passado, presente e futuro. O segundo que vivenciamos agora é o presente; daqui um minuto será passado e os próximos minutos serão nosso futuro. Acredita que isso é verdade?"

Mas isso é só o começo, o aluno misterioso Jack (sim, ele acaba sendo mais do que um crush rsrsrs) acaba lhe contando sobre uma realidade onde existem Guardiões e eles, supostamente, seriam os Guardiões do Tempo. Ok, mais loucura para a vida de Daiane, vamos dar uma pausa? Nada disso!

Para fazer Daiane acreditar em sua história, Jack lhe mostra um livro misterioso e conta o motivo dela ter sido escolhida para aquilo e lhe mostra que algo muito maior a espera, ela só tem que acreditar.

"Se eles foram escolhidos para ganhar dons do Tempo, também foram elegidos para suportar os perigos que apareceriam. Nenhuma bênção viria sem implicações ou desafios."

Após isso somos mergulhados nesse mundo novo, aos olhos de Daiane, tudo parece um pouco louco, mas ela, inacreditavelmente, não consegue sair disso, ela tem que saber mais, saber o que lhe aguarda e o motivo de ter sido escolhida para ser uma Guardiã.

"- O tempo - continuou. - É um elemento importantíssimo em nosso dia-a-dia. Aprendemos a calculá-lo com relógios e temê-los como humanos. Quem nunca temeu seu futuro ou tentou esquecer o passado? Quem nunca quis mudar algo que fez? Muitas e muitas pessoas já tentaram mudá-lo. Só que não podem. O Tempo é inalterável e tão valioso, que há Guardiões que o protegem."

Logicamente, temos um lado ruim, pessoas más querem controlar o tempo, mas ao mexer com ele, as coisas não acabam nada bem, por isso é dever dos Guardiões protege-lo a todo custo. Isto talvez possa custar a vida de Daiane, mas quem é que está dando spoiler, né? Rsrsrs.


No geral, esse é um livro que aborda a força da amizade e a superação, vemos Daiane passar de uma menina um tanto insegura, para alguém forte e que irá até os confins do mundo para proteger quem ela ama. Ela não medirá esforços para proteger aquilo que lhe fora incumbido e isso me fez achar ela o máximo. É visível o crescimento dela no decorrer da história e isso me agradou muito.

"Sempre acreditava que tudo ficaria bem. Por mais que o pessimismo ameaçasse invadir suas entranhas e consumi-la, esforçava-se para lembrar-se de que o bem sempre prevalecia no final das contas."

Quanto aos personagens secundários, não falei deles porque acabaria dando spoilers demais (e não queremos isso, não é coleguinhas?), mas posso dizer que eles me cativaram bastante. Apesar de serem completamente diferentes uns dos outros, a autora os descreveu tão bem que acabamos criando um certo carinho com eles. Exatamente por isso é que entendemos completamente o quando Daiane lutará para protege-los.

"Seus olhos cederam. Ela sentiu uma dificuldade extrema de respirar, como se todo o oxigênio tivesse se transformado em metal sólido. [...] Ela estava sozinha. [...] Pelo menos morreria feliz. Estava contente por ter tomado a decisão certa, colocando todos os Guardiões acima dos seus desejos. Por ter salvado algumas vidas, mesmo que poucas. Ela sabia que não haviam muitas maneiras de morrer, mas aquela, de repente, pareceu-lhe acolhedora. Assim, fechou os olhos, abriu os braços e recebeu a morte."

A escrita da autora é muito objetiva, não vemos diálogos longos demais ou descrições sem sentido, tudo é no seu devido lugar e nos leva ao clímax da história de uma forma suave, mas que nos prende totalmente. O poder de descrição dela também é ótimo, a forma como desenvolveu as cenas e personagens foi um dos pontos fortes dela.


Quanto à diagramação, não posso reclamar, como podem ver, a Editora fez um ótima trabalho com a paginação, sendo folhas amarelas e grossas, além de ter muitos detalhes que dão um toque especial na história. A capa é linda e condizente com a história, digna do livro em si e isso me agradou também. Não encontrei erros de gramática, então só posso dizer que está perfeito.


Enfim, não posso deixar de recomendar essa leitura aos fãs de fantasia, é uma aventura emocionante que nos prende do início ao fim, então leiam! Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima!


♥ Você também vai amar:

17 comentários

  1. Olá, eu que me apaixonei por esse gênero literário, fiquei de boca aberta enquanto lia sua resenha. Tudo que envolve tempo para mim é fascinante, além de gostar de fantasia sou amante da física, e sempre que posso me jogo nos estudos e em teorias sobre o tempo. Nem preciso dizer que estou louca para ler esse livro. Adorei a dica.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. QUE CAPA MARAVILHOSA!
    Eu amoooo os livros da editora ARWEN, e ainda espero poder publicar meu livro por ela <3
    Adoro as capas dela e por ser todos livros nacionais me anima mais, pq as historias parecem incriveis! Eu li só um livro da editora, mas ainda quero comprar um monte!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa, que livro mais lindo! A capa, a diagramação, a estória, é tudo magnífico, socorro! Adorei sua resenha e suas fotos e fiquei doida para ter esse livro! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de histórias cujo o tema é o tempo, realmente sou fascinada! Fiquei com muita vontade de ler, a capa é muito linda!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Então, o livro não me parece estranho, mas não me lembro onde vi ele. Sou apaixonada por fantasia, mas, apesar da sua resenha esta ótima e o livro parecer muito bom, não me sentir atraída e curiosa com a obra, e por isso não o leria no atual momento, mas vou anotar a dica, e quem sabe eu o leia mais no futura, né? E a diagramação da obra parece esta linda haha <3

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ultimamente tenho lido muitos livros de fantasia e me empolguei com esse, imagina vc se descobrir uma guardiã? Isso vai acontecer comigo quando ler essa história rá
    Mas me conta não vai ser série né? (tô cansada de série).
    Adorei o jeito de vc resenhar, parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu adoro os lançamentos dessa editora porque fazem muito o meu estilo de leitura. Gostei de saber que o crescimento da protagonista é palpável e conseguimos acompanhar isso, além dessa escrita objetiva, que me chamou muito a atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A temática desenvolvida no livro é muito interessante! Afinal, vivemos a vida pensando no tempo! Como você diz na resenha, o tempo é valioso e inalterável. Fantasia não está entre meus gêneros preferidos, mas fiquei curiosa para fazer essa leitura e saber mais sobre os guardiões do tempo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai?
    Adorei a premissa e a escrita dessa autora, os personagens parecem ser bem desenvolvidos. A forma como a autora da uma importância para os personagens secundários, consegue deixar o livro ainda melhor, por que nada mais triste que um livro que só foca nos protagonistas.
    A Arwen tem se saido bem em sua edição e diagramação.

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    A premissa desse livro me lembrou um pouco uma série que eu assisto, "Legends of Tomorrow"...haha' até gosto de coisas mais complexas assim, com essa fantasia toda, personagem misterioso e etc, mas não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento. Estou mais com o "pé no chão", sabe? Querendo coisas mais realistas, mais pesadas. Mas não deixa de ser uma dica viável, e já foi anotada :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Não curto muito livros de fantasia e, portanto, não fiquei interessada em fazer essa leitura. Entretanto, achei sua leitura muito bem escrita e os pontos apresentados incríveis. Achei muito bacana a autora ter optado por uma escrita mais objetiva ao invés de ficar de 'enrolação' e achei a capa muito bonita, mas, infelizmente, não me sinto curiosa com relação a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sabe aquele livro que você já se apaixona pela capa? Pois é. É este o caso. Este livro está lindo, capa, diagramação, etc. Amei! Sobre a história, amo fantasia então saber disso já me faz querer para ontem!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oiii, tudo bem?
    Linda a capa e a diagramacão desse livro, aliás a editora Arwen arrasa nesses livros de fantasia. Fiquei curiosa para fazer a leitura. Suas fotos ficaram magníficas.
    Otimo post, muito bem escrito.
    Abraços Leituras da Mary

    ResponderExcluir
  14. A Arwen arrasa nas capas... Acho que a editora faz um trabalho incrível na diagramação de seus livros. essa capa está linda e ler a resenha me deixou com ainda mais vontade de ler o livro.
    O que mais gostei foi de saber que os personagens secundários são importantes ao ponto de falar sobre eles trazer spoilers - e que bom que você não fez isso, assim me deixou mais curiosa!. E também o crescimento da personagem, que é algo que deixa o livro mais interessante.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  15. Essa editora faz capas muito lindas! Leria a obra só por conta disso, rsrs. Mas claro, adorei a premissa, gosto deste tipo de trama, e que bom saber que não é nada muito detalhado, que faça a leitura ser cansativa, esse é outro ponto positivo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. a capa é linda e não conhecia a autora.
    Para fãns de fantasia, a premissa parece ser ótima, ainda mais pelo fato da autora não ser de rodeios.
    Infelizmente não é muito a minha praia, mas para quem gosta do gênero, este livro parece ser ótimo.
    Parabéns pela resenha.

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir