Resenha #98 - Em Queda Livre

por - dezembro 13, 2016

Título: Em Queda Livre
Autora: Ally Carter
Série: Segredos Diplomáticos Vol. 1
Editora: Guarda-Chuva
Gênero: Ficção | Jovem Adulto
Páginas: 352
Lançamento: 2015
Skoob: (Ler +)
Comprar: (www)
Classificação: 
[Livro cedido pela editora em parceria]
Sinopse: "Aos dezesseis anos, a protagonista Grace Blakely vê sua vida virar de cabeça para baixo ao se mudar para a casa de seu avô materno, o embaixador americano na capital do país fictício de Adria. Incapaz de aceitar as circunstâncias misteriosas que cercaram a morte de sua mãe três anos antes, ela tentará descobrir os segredos do seu passado e encontrar respostas para as dúvidas que a assombram. Contando somente com a ajuda de seus novos amigos, filhos dos embaixadores das outras nações, ela se lança na busca por um assassino que ninguém mais acredita ser real, ao mesmo tempo em que se esforça para seguir os rígidos protocolos que regem a vida diplomática. Não será fácil para Grace se adaptar a esse novo mundo, especialmente quando ela começa a se apaixonar pelo único garoto proibido para ela: o melhor amigo de seu irmão mais velho. Grace fará de tudo para ser a boa menina que todos esperam que ela seja, mas os problemas parecem sempre encontrá-la, e qualquer deslize cometido na Ala das Embaixadas poderá deflagrar uma crise internacional, colocando sua vida e o destino das nações mais poderosas do mundo em risco."

 Opinião: Em Queda Livre é um livro incrível, cheio de mistérios e reviravoltas, com personagens incríveis e uma narrativa impecável. É o tipo de leitura que te faz prender o fôlego até descobrir onde vai chegar e quando chega lá, descobre que cada palavrinha lida valeu muito a pena!

Mas antes de adentrar na história, para quem vai se aventurar nessa leitura após ler essa resenha, saiba que este é o primeiro livro de uma trilogia intitulada Segredos Diplomáticos, da autora Ally Carter.


Para quem não conhece essa autora é ótima e já escreveu outras séries tão incríveis quanto esta, como Ladrões de Elite e Garotas Gallagher (aliás, essa série marcou minha vida, eu super queria ser uma Garota Gallagher ).

Mas vamos ao que interessa: nossa personagem principal se chama Grace, uma adolescente cujo passado é sombrio e cheio de segredos. Antes de tudo: ela não está louca! Grace acredita que sua mãe foi assassinada e não vítima de um acidente igual todos pensam. Inclusive, a referida morte foi presenciada por ninguém menos que ela, nossa Grace, que acredita ter visto o assassino de sua mãe, um homem frio que carrega uma cicatriz em seu rosto.

"São coisas como essas que eu nunca mais falo para ninguém. Não porque não queira - eu quero gritá-las. Mas porque são coisas que ninguém mais aguenta ouvir."

Acontece que ninguém acredita nela! Mas Grace não está louca, alguma coisa aconteceu naquela noite e ela não pode deixar isso passar, se sua mãe fora assassinada, alguém vai ter que pagar! Mas até ela conseguir isso, Grace passou um bom tempo em hospitais, sendo medicada e tratada por causa do transtorno emocional que esse trauma lhe gerou.

"Existem termos que eu eliminei completamente do meu vocabulário.
Assassinato.
Incêndio premeditado.
Homicídio.
Cicatriz."

Agora ela se vê sendo obrigada a ir morar na Ala das Embaixadas com seu avô, ninguém menos que o embaixador dos Estados Unidos (que responsabilidade ein!). É lá que as coisas esquentam quando Grace vê o homem que ela acredita ser o assassino de sua mãe, mas como sempre, ninguém acredita nela!

"Isso tudo me faz lembrar de onde estou - da enorme distância que viajei. Não é só mais uma mudança de uma base do Exército para outra. Desta vez, estou bem no meio do território inimigo, e terei que me virar sozinha."

Assim, com a ajuda de suas novas amizades, Grace irá buscar de todas as formas uma maneira de desmascarar o homem misterioso e, com sorte, evitar um novo assassinato! Tudo bem que isso pode causar uma pequena guerra ou até mesmo uma crise política na embaixada, mas isso é só um detalhe, certo?

"Relações diplomáticas são como um iceberg. Cerca de 90% delas existem abaixo da superfície, invisíveis para o mundo em geral. Mas estão sempre lá. E, se não tomar cuidado, podem afundar você. Sei que não caí apenas numa coletiva de imprensa. Caí em águas traiçoeiras - e tornei as coisas ainda piores."

Bem, vamos lá, quanto aos personagens, digo que adorei o Noah (vulgo melhor amigo de Grace), ele é tão fofo e prestativo, super esperei um romance, pois era óbvio que ele gostava de Grace, mas não rolou, quem sabe na próxima né!

"Tenho que rir. Ele é tão bobo. Mas estou começando a perceber que uma coisa boa aconteceu: ele é o meu bobo."

Alexei é o melhor amigo do irmão de Grace e meu mais novo crush, futuro marido haha! Enfim, ele é bem sério e parece nutrir algum sentimento proibido por ela, mas existe todo um mistério sobre ele que me deixou com um pé atrás. Além disso eu esperei algo mais, mas em nenhum momento houve um movimento da parte dele ou mesmo da parte de Grace, talvez por nunca imaginar que o melhor amigo de seu irmão olharia para ela. Quem sabe?

A srta. Chanceler parecia tão macabra para mim, mas acabei adorando ela. Sem mais delongas para não dar spoilers, super curti ela ao final e vi que as aparências podem sim enganar. Já quanto ao avô de Grace, não pude formar uma opinião, visto que ele quase não apareceu e quando deu o 'ar da graça' me pareceu bem frio e formal.


"A senhorita Chanceler sorri para mim. Ela acha que nós acabamos de criar um lado. Eu não tenho coragem de dizer que ela está errada.
Estou aqui porque não há nenhum outro lugar para onde eu possa ir."

No geral, Grace é uma personagem que busca ser forte, ainda que tenha vários problemas e uma certa fragilidade quando o assunto é o suposto assassinato de sua mãe, ela demonstra não depender de ninguém e se mostra muito decidida, então gostei dela de cara. A autora não tentou esconder o lado frágil dela, pelo contrário, nos mostrou de forma clara suas fraquezas e medos, talvez isso tenha sido o fator que nos fez ver o quanto ela é forte.

"'Eu não sou louca.' A minha voz permanece firma. Os meus olhos não lacrimejam. Por uma fração de segundo, sinto-me vitoriosa. Mas não ganhei coisa alguma."

"Os ataques, quando vêm, são terríveis. Mas é o que acontece depois que me deixa arrasada, cheia de vergonha. Eles são tudo o que eu odeio. Eu sou aquilo que eu desprezo: fraca, submissa, frágil."

Já quanto a Embaixada, achei o máximo a forma como os personagens se referiam as casas vizinhas como os países propriamente ditos, com expressões do tipo 'hoje irei dormir no Brasil', 'não podemos entrar no Irã', como se fossem muito longes, mas na verdade são ali pertinho. Muito legal!

"Do lugar onde estou, no terceiro andar, tenho uma visão panorâmica da bandeira russa que tremula no alto do edifício vizinho. Do outro lado, posso ver a Alemanha e um pedacinho do Canadá - dezenas de embaixadas arranjadas como dominós num anel em volta da cidade. De repente, sinto um medo esmagador de que eu vá derrubá-las todas. É só uma questão de tempo."

Quanto ao desfecho, não poderia ser mais surpreendente. Simplesmente não era o que eu esperava e isso me deixou nas nuvens! É instigante, com um toque de suspense, muito glamour e com direito a intrigas políticas junto, então não posso reclamar dessa história.

A narrativa da autora foi impecável, mesmo sendo em primeira pessoa conseguimos entender claramente o que acontece e o poder de descrição das cenas, personagens e ambientação foi impecável. A forma como a autora nos conduziu até o desfecho, com os mistérios sendo desvendados foi incrível, da mesma forma.

Também não encontrei erros de revisão, o que me agradou muito. A diagramação está ótima, as páginas são amareladas, grossas e as letras em tamanho adequado. Adorei os detalhes dos capítulos que dão um ar mais requintado na obra e por fim, a capa está linda, apesar de eu achar que poderia ser um 'tiquinho' mais condizente com a história. No geral, a Editora fez um ótimo trabalho, não tenho do que reclamar.

Depois de tudo isso (sério, me desculpem, não consegui falar menos, esse livro é incrível!!), só posso dizer que recomendo a leitura para aqueles que curtem um suspense carregado de reviravoltas, tramas políticas e uma personagem determinada e com uma leve tendência a arranjar confusão! Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima!



♥ Você também vai amar:

9 comentários

  1. Sou apaixonada pelas suas resenhas, não canso de dizer né? Amei sua indicação, esse livro parece ser bem interessante! ♥

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, meninas!
    Eu quase não reconheci esse livro por conta da capa oO
    Nunca li nada da autora, mas já vi que suas obras tem boas notas no goodreads e no skoob.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano
    Participe da promoção três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Ai meu DEus, essas resenhas me deixam doida pra ler os livros, o problema é que tenho apenas 1 vida!! como ler todos livros que quero?
    Beijos 😘
    🎄 Lembrando que Tem post novo no ar! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
  4. Ih, já prevejo um triângulo amoroso se formando pros próximos volumes. Nossa, fiquei eletrizada com a sua resenha! Faz tempo que não leio um livro frenético assim, o desespero da personagem por ninguém acreditar em suas palavras, e a luta em busca do verdadeiro assassino. Parece ser bom demais mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros com reviravoltas!! A premissa me chamou bastante atenção e acho que vou curtir a Grace, gosto de personagens fortes!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oiieee

    Eu QUERO esse livro agora!!! Fala sério, amei a premissa, e parece ser exatamente o que estou precisando pra me sacar de uma certa ressaca literária ameaçando chegar... Pena que ainda não publicaram a segunda parte, espero que não demore muito.

    Beijos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Uau, o livro parece ser bom mesmo, ein?! Adorei a resenha e fiquei doida para conferir a estória, deve ser demais!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Esse livro já me conquistou logo de cara pela capa... Linda!! Mas como sempre suas resenhas são maravilhosas e agora eu tenho que ler esse livro... Beijossssss


    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  9. Oi! Faz um tempão que quero ler esse livro. Mesmo não gostando muito do gênero eu senti uma necessidade enorme em ler o livro. Esperar gostar tanto quanto você.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir