Resenha #109 - A Promessa

por - abril 11, 2017

Título: A Promessa
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Gênero: Policial | Suspense | Mistério
Páginas: 352
Lançamento: 2017
Skoob: (Ler +)
Classificação: 
[Livro cedido pela editora em parceria]
Sinopse: "Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação. Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas. Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém. Atormentado pela culpa – ao mesmo tempo que se torna o principal suspeito pelo misterioso desaparecimento –, Myron decide investigar o caso por conta própria. Envolvido numa trama cheia de promessas desfeitas e segredos devastadores, ele descobre que essa não será apenas uma busca por uma adolescente que sumiu: será também uma busca pela verdade em suas nuances mais sombrias."

 Opinião: Sou um pouco suspeita para falar dos livros de Harlan Coben, pois amo sua escrita e as histórias intrincadas criadas por este autor, mas devo admitir que este, em especial, me deixou muito animada e mega satisfeita. Apesar de tratar-se de uma série de livros, a leitura separada deste não prejudicou em nada o entendimento da história, depois acabei pesquisando e vi que ele faz referências à fatos ocorridos em livros anteriores, mas ainda assim, nada que prejudicou a leitura.

"Ele aprendera a lição. 
Não se meta onde não deve."

Começamos com um pouco da história de Bolitar, sabemos um pouco de um relacionamento vivido por ele e entramos no começo da trama: a conversa que ele escuta entre duas adolescentes que o instiga a oferecer ajuda. Aquelas meninas pareciam perdidas, contando histórias sobre bebidas e garotos então, no impulso, Myron as convence a lhe prometer que ligariam se estivessem em alguma encrenca, qualquer hora, qualquer dia, e ele as ajudaria.

"- Por favor, escutem, está bem? Se algum dia estiverem numa encrenca, [...] prometam que vão ligar para mim. Eu vou pegar vocês onde estiverem. Não vou fazer nenhuma pergunta. Não vou contar aos seus pais. É minha promessa. Levo vocês aonde quiserem ir. Não importa que horas seja. Não importa se estiverem longe. Não importa se estiverem chapadas [...].
- Prometam.
E um instante depois - o último 'e se' - elas prometeram."

Acontece que sua promessa acabará se tornando algo muito sinistro, pois quando, em uma noite qualquer, Aimee Biel lhe liga pedindo ajuda, as coisas nunca mais serão as mesmas. Exatamente três semanas depois, Myron vai até onde Aimee se encontra, desesperada e sozinha e lhe ajuda. Ela parece estar chorando e ele busca saber mais sobre o motivo daquela ligação tarde da noite, mas Aimee acaba se desesperando e não lhe conta nada.

Ele a deixa em uma rua escura, na última casa e sorri dizendo estar bem, que poderia lhe deixar ali. Mas algo parecia extremamente errado. Ou seria somente mais uma coisa da cabeça de Myron?

"Nos dias seguintes, quando Myron pensasse naquele momento, no modo com Aimee sorriu, acenou e desapareceu na escuridão, perguntaria a si mesmo o que tinha sentido. Será que fora alguma premonição, uma sensação, algo inconsciente avisando-o de que havia algo estranho?"

Aquela foi a última vez que Aimee foi vista. Depois disso, ela é dada como desaparecia e, por ironia do destino, Myron foi a última pessoa que esteve em contato com ela e acaba se tornando o principal suspeito do desaparecimento. Como provar sua inocência?

Em uma busca contra o tempo, Myron irá perseguir as pistas deixadas por Aimee e descobrir o paradeiro dela, tanto para provar sua inocência, quanto para devolver a adolescente aos seus pais que, desesperados, acabam lhe culpando também pelo desaparecimento.

Nessa busca, ele conta com ajuda de Win, um amigo muito inseparável e que eu particularmente gostei muito, apesar de seu jeito meio estranho. Os dois são muito mais do que aparentam e eu me surpreendi com o que eles sabem fazer!

As coisas dificultam quando outro desaparecimento é ligado com o de Aimee, o de outra adolescente chamada Katie Rochester. Ambas estiveram nos mesmos lugares e em circunstâncias parecidas, apesar de a polícia considerar este caso em específico um mero caso de fuga do lar. Existe, de fato, ligação?

"Quanto a fazer Aimee e Erin prometerem ligar para ele... foi diferente. [...]
Você só precisa sobreviver  à adolescência. Só precisa passar por ela.
Talvez fosse apenas isso que deveria ter dito às garotas."

Muitos segredos vão sendo revelados e perigos encontram o caminho de Bolitar, nada é o que parece e ele teme pela vida de Aimee. Se pessoas perigosas assim estão envolvidas, qual a probabilidade de ela ainda estar viva?

"Havia um motivo para Aimee Biel querer ser deixada naquela rua. [...] Havia um motivo para ela escolher aquele caixa eletrônica. E havia um motivo para ter escolhido aquela rua sem saída."

Como sempre, os livros de Harlan nos trazem uma perspectiva em terceira pessoa, alternando entre várias pessoas que vão soltando pequenas pistas de como estão envolvidas e onde aquilo tudo irá parar. Nada é esperado e nos surpreende a cada instante. Eu apostava minhas fichas em uma pessoa, mas houveram muitas reviravoltas e me surpreendi com o final, o autor nos faz acreditar em algo e a emoção é constante, simplesmente uma leitura emocionante.

"Eles sabem, pensou Myron. [...]
Não tinha cumprido sua promessa.
Não tinha trazido a garotinha deles de volta para casa.
A garotinha tinha ido embora."

Quanto à diagramação, novamente a editora fez um trabalho ótimo, temos páginas amarelas, letras em bom tamanho, sem erros de revisão ou gramática, além disso a capa é linda e traz um 'quê' de mistério muito bom. Simplesmente adorei.

Recomendo a obra para os amantes de um bom suspense policial, lhes garanto que não decepcionará e irá lhe proporcionar ótimos momentos, com muita tensão, por sinal, haha! Espero que tenham curtido, beijos e até a próxima!

♥ Você também vai amar:

21 comentários

  1. Oi Lilian, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, essa é uma das capas que mais gostei da coleção do Harlan. Agora, fala sério, quando uma pessoa desesperada pede sua ajuda e depois lhe manda embora dizendo que está tudo bem, não acredite, pois nunca está. Ainda mais quando ela não quis contar o motivo. Não acredito!!! Ele foi ajudar, se transforma em suspeito e esses pais ainda o culpam??? Dá vontade de sair daqui e ir lá defendê-lo, risos.... OMG!!! Fiquei super animada sabendo que nada é o que parece e que você não conseguiu acertar. Estou louca para ler!!! Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, fiquei mega curioso para ler esse livro!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu amo um suspense, já tinha visto a sinopse desse livro em vários blogs, essa é a primeira resenha que eu leio e só me deixou com mais vontade de ler!

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que resenha mais incrível, você sempre escreve tão bem. Não conhecia esse livro mas, a capa dele me chamou muita atenção! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Li somente um livro do Harlan até agora, e gostei bastante! Todo esse mistério e suspense que envolve a trama é de fazer a gente devorar o livro e descobrir logo o que está acontecendo né. Ótima resenha!!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! Nunca li nada do autor, mas tenho muita curiosidade. As histórias parecem despertar grandes emoções. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  7. Oooi!

    Nunca li nenhum livro do Harlan Coben, já me indicaram vários. É um gênero que me chama atenção, então acho que vou curtir esse em questão. Ainda mais com a sua resenha, que indica que você curtiu bastante a leitura. Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  8. Harlan está entre os autores que eu tenho de conferir o mais rápido possível.
    Creio que vou adorar esse amigo estranho do Myron hahahaha Amigo estranho, quem nunca teve é porque foi hahahaah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Acho que não tem ninguém aqui no Brasil que leu essa série na ordem. Eu comecei pelo ultimo hehe. Mas é chato porque a gente fica perdida nas partes da vida pessoal dele. Eu amo os autor também, principalmente esses da série do Myron e assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oieee meninas! Eu nunca li nada do Harlan, mas a Marise lá do blog AMA todos os livros dele e lendo a resenha, acho mesmo que deve ser um excelente suspense!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Gente que enrendo interessante gostei, não que gente não deva ajudar as pessoas, mas era obvio que tudo daria errado desde o incio hahahahaha, eu também adoro o autor, mas so li desperecido para sempre, que bom que gostou.


    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada do autor, e nem conheço muito dos outros livros, mas gostei da resenha, seria de se pensar :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Primeira vez aqui =)
    Adoro livros de suspense policial e curti muito a dica. Já vou anotar esse título pra uma futura leitura.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li nenhum livro do Harlan, mas essa pegada de suspense me prende!
    Eu fico louca com as resenhas do blog, porque eu já tô com leitura acumulada e acabo ficando com mais livros pra ler. kkk

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  15. Oi Lilian!
    Eu também adoro esse autor, é difícil se decepcionar com um livro dele. Não li muitos livros com o Myron Bolitar, esse por exemplo eu não li, mas parece ser ótimo.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Preciso muito ler esse livro. A historia parece otima <3 Quero! Adorei a resenha
    Ahhh, voce mudou o layout do blog né? Tbm notei que seu cabeçalho só tá as palavras... se você quiser mudar ele eu sou ilustradora ;D posso fazer um preço em conta tbm
    Beijooo
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor!
    Amo o gênero que ele escreve e acredite, nunca li nada do autor :/
    Eu tenho mt interesse nesse livro e amei a resenha, me instigou mais <3

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  18. Nooooossa!
    Eu preciso ler algo do Harlan Coben com urgência, minha mãe começou um e-book uma vez e disse que precisava do físico para continuar.
    Acho que chegou a hora de comprar.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca li nada desse autor, mas sempre me falam muito ahahahhaa :)
    e sempre vejo resenhas ótimas sobre os livros dele. mas vou arriscar :P
    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lilian!
    Eu sou completamente apaixonada no Harlan Coben <3 Quando o conheci foi um dos momentos mais legais da vida haha
    Esse livro está aqui em casa faz um tempo, mas eu acabei deixando para depois. Só que com a sua resenha, fiquei querendo ler logo hahaha
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir