Resenha #112 - Ninfeias Negras

por - maio 03, 2017

"Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista."

Título: Ninfeias Negras
 Autor: Michel Bussi
 Editora: Arqueiro
 Gênero: Policial | Thriller
 Páginas: 352
 Lançamento: 2017
 Skoob: (Ler +)
 Classificação: 
 [Livro cedido pela editora em parceria]
 Sinopse: "Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas. Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela."

 Opinião: Admito que solicitei esse livro, pois me encantei com essa sinopse, trazendo um mistério inteligente e um suspense macabro. Não havia lido outras obras desse autor, mas me surpreendi com sua escrita e com essa trama tão bem elaborada!


Ninféias Negras é um suspense incrível e de tamanho inteligência, que ao final ficamos relembrando o desdobrar dos fatos para ter a sensação de novo de desfazer todo o emaranhado de nós que o autor brilhantemente nos coloca e nos retira. Em sua obra ele traz um mistério que gira em torno de um assassinato, contando a história de três mulheres diferentes, mas que estão ligadas de alguma forma naquela situação macabra.

"Três mulheres vivendo num vilarejo.
A terceira era a mais talentosa; a segunda, a mais esperta; a primeira, a mais determinada.
Na sua opinião, qual delas conseguiu escapar?"

Em Giverny é onde as mulheres moram e nos jardins de Claude Monet é onde ocorre o assassinato, cujas peculiaridades e crueldade acabam intrigando todos os moradores dali. Algumas pistas são encontradas junto ao seu corpo e os investigadores acabam por relacionar tudo isso ao famoso pintor Monet: seria o assassino um admirador de suas obras?

"- Não gostaria de semear o pânico no vilarejo, mas nada nesta cena de crime me parece se dever ao acaso - continua. - Não sei por quê, é quase como se isso fosse uma composição, um quadro montado. Como se cada detalhe houvesse sido planejado."

Seguindo várias linhas de investigação, acabamos na situação em que possíveis crianças de onze anos estejam correndo risco de vida, bem como a hipótese de o crime tenha algo relacionado com o possível roubo de obras de Monet. Mas o mistério principal: onde as três mulheres se encaixam?

"Vocês já entenderam. As três eram bem diferentes. Tinham, porém, um ponto em comum, um segredo, de certa forma: todas elas sonhavam em ir embora."

As mulheres são Fanette Morelle, Stéphanie Dupain e uma idosa, cujo nome não é revelado, mas temos por vários momentos sua perspectiva sobre os fatos, indicando fortemente que ela sabe muito mais sobre o assassinato do que os próprios detetives que o investigam.


Fanette é uma criança e vive com a mãe, ela ama pintar e sonha em ganhar um concurso de pintura. Stéphanie é uma jovem mulher casada, que quer ter filhos e é professora, todavia, aparentemente é infeliz, pois logo acaba se apaixonando pelo detetive. A idosa prefere se manter às escondidas, vigia tudo e a todos e sempre é acompanhada por seu fiel companheiro, seu cachorro.

"Num vilarejo, vivam três mulheres.
A primeira era má; a segunda, a mentirosa; a terceira, egoísta."

Acompanhamos, além das investigações, um pouco da vida dessas três mulheres e o que elas acabam por passar em suas vidas. Fanette é fortemente reprimida pela mãe, que não a apoia em suas pinturas e em seu sonho. Stéphanie não é feliz em seu casamento e demonstra certo arrependimento em ter seguido sua vida daquela forma.


Muitas descobertas vão nos colocando ainda mais profundamente nessa trama e reviravoltas incríveis nos fazem crer que ninguém parece inocente e o assassino está mais perto do que todos imaginam. O autor nos conduziu de uma maneira brilhante, nos fazendo acreditar em vários pontos, mas que ao final nada é o que parece. Simplesmente incrível!

"Agora, James quer viver!
Não para não morrer. Sua vida tem tão pouca importância. Quer viver para impedir o que adivinha, para deter aquela monstruosa e inelutável engrenagem, aquela terrível maquinação na qual ele não passa de um restolho,  um drama secundário."


Como existem as três mulheres e os detetives, temos a história contada em terceira pessoa, o que nos instiga ainda mais, pois acabamos com pequenas pistas do que realmente ocorreu. Os capítulos são curtos e objetivos, além disso, a narrativa é inebriante.

"As minhas Ninféias.
Negras. [...]
As flores do luto.
As mais tristes que alguém já pintou."

O único ponto negativo foi que o autor aprofundou demais sobre a vida e obras do famoso Monet, acabando por desfocar um pouco da trama, mas nada que prejudicasse a leitura em si, eis que o final ainda é uma surpresa e tanto.

"Ela é minha.
Aqui, agora e para sempre."

Quanto à diagramação, devo dizer que a capa está incrível, um ótimo trabalho; as letras apresentam-se em tamanho perfeito e as páginas amareladas finalizam para uma leitura confortável e agradável. O livro em si é extremamente elegante e chama atenção, então é um ponto positivo.


"No fundo, as pessoas admiram os loucos."

Por fim, já derramei elogios para essa trama, só posso dizer que é uma história fascinante e que vale a pena o tempo demorado para finalizar a obra. Para os amantes de um bom mistério e suspense, essa é a escolha perfeita! Recomendo!

E um recado aos leitores! ♥
O site Cupom de Desconto Casas Bahia reúne diversos cupons de desconto gratuitamente para você adquirir e economizar nas compras online, incluindo aqui nossos amados e-books e livros, acessando o site você tem acesso às diversas lojas onde os cupons podem ser usados, então não tem desculpa para não comprar aquele livro tão desejado da nossa wishlist, não é?

Clicando neste link ~Cupom de Desconto Casas Bahia~ você tem acesso aos cupons de desconto! Confira!

Espero que tenham curtido, beijos e até a próxima!

♥ Você também vai amar:

27 comentários

  1. Oie!!!

    É o tipo de livro que eu leria sem nem pensar duas vezes. Adoooro o gênero e me animei com rua resenha <3 Espero ler ainda esse ano hahah Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    É maravilhoso quando um livro nos surpreende assim, né?
    Essa capa já tinha chamado a minha atenção, e com essa resenha então, pode deixar que o livro já está na minha lista.

    Beijinhos.
    Alana Marques
    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Eu adoro tramas policiais, e achei essa bem instigante porque temos três mulheres que aparentemente não possuem conexão e mesmo assim estão relacionadas a esse assassino. E elas são tão diferentes, estou aqui curiosa, não consegui criar nenhum teoria para explicar. Depois desses elogios você me deixou muito empolgada para ler!!! Adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, meninas. Eu fiquei apaixonada pela capa desde o dia que a vi, mas tenho receio de ler livros assim porque não sou familiarizada com o gênero, posso até começar a ler mas tenho medo de ficar estagnada e não continuar a leitura. Mesmo assim, vou tentar dar uma chance a obra.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  5. Oi amore tudo bem?
    Eu fiquei super interessada por esse livro justamente pela sinopse. Fiquei instigada rs.
    Lendo sua resenha, acredito que seria o tipo de enredo que me prenderia por completo. Vai para a lista.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieeee! Realmente parece ser uma excelente trama para o pessoal que adora um livro policial. Lá no blog a Marise leu e adorou! Sempre fico curiosa em relação a trama e adorei os quotes, principalmente este: "No fundo, as pessoas admiram os loucos."

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deus <3
    Tenho amado ler thriller's!!
    Esse tá na lita e não vejo a hora de lê-lo.
    Que bom que você gostou!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  8. Que resenha incrível, confesso que gosto mais de livros de drama mas, me interessei muito pela história desse! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Por mais que falem bem, ainda não bateu o interesse em ler esse livro :( Mas quem sabe no futuro não mudo de opinião...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já posso dizer que amei o livro! Principalmente por gostar desse tipo de tema, suspense é maravilhoso, mas também precisa saber escrever!
    Gostei da sua resenha, deve ser realmente muito interessante! Fiquei realmente curiosa para saber mais da ligação entre essas 3 mulheres e já suspeitei da idosa logo de cara haha.
    Vou, com toda certeza, adquirir o livro!
    Beijão
    www.a-toca.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Pela capa, eu não dava muito para o livro não, mas sua resenha me deixou bem curiosa para conferir a estória. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Oie =)

    Esse é um livro que venho lendo resenhas bem positivas e como ele tem ligação com história da arte (que eu amo), confesso que estou começando a ficar curiosa. Não costumo ler thrillers policias, mas talvez esteja na hora de mudar isso rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Meninas.
    Eu adorei esse livro. Só não fui totalmente surpreendida com o final porque já tinha lido um livro onde o final é parecido. Mas o autor foi genial. Quando terminei voltei e reli o começo e estava tudo lá hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oii meninas

    Tenho o pé atrás quando o autor decide focar demais em um certo detalhe da obra, embora entenda a razão dele. Esse é um livro que preciso ler, mas sabe quando a gente não tem certeza de que está no momento certo pra ler ele? Por enquanto me apetece mais ler outros gêneros de livros, embora este estará na minha lista. Quem sabe eu me arrisco com ele nas férias de Julho, parece ser o tipo de leitura que cai bem num dia de inverno..rsrs
    A resenha ficou ótima e aliás, o blog está lindo.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Gostei da resenha!
    Não sou fã desse tipo de livro, mas já li alguns e até que curti a leitura. Esse parece realmente ser bom... Vai para a minha listinha.
    Beijos,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não sou muito de ler suspenses, mas admito que são bem boas as histórias geralmente.
    Adorei saber mais desse :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá meninas,
    Eu li esse livro, mas não consegui aproveitar tudo o que ele tem a oferecer, porque não é um gênero que me envolva, sabe?
    Eu sempre fico meio cansada ou me perco, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro foi muito divulgado pela editora, mas ainda assim não me chama atenção, talvez se eu der uma chance vou gostar da leitura, mas até agora não entrou para a minha lista.

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Falou em cupom, falou comigo! Ganhei esse livro mês passado e ele está pra chegar. Fiquei surtada com todo esse mistério e ar investigativo. E claro, para saber como essas mulheres tão diferentes se encaixam na história.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  20. Oi meninas!
    Eu já li o livro, apesar de ter gostado do suspense, não gostei dos personagens nem do final :(

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  21. Eu amei o final do livro..
    Nem tanto pelo o que aconteceu, mas a forma que o autor chegou até o desfecho.
    Pensei em inúmeros finais, mas não neste rs..
    Só achei a história muito arrastada no inicio rs

    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  22. Oi meninas, tudo bem?
    Coloquei esse livro no Skoob pra não esquecer!
    Adoro suspenses, e só tenho lido elogios à obra. Adorei o post. ;)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  23. Já li esse livro e posso afirmar que é mesmo muito bom!
    Quando cheguei no final e descobri o assassino fiquei CHOCADA e meio burra por nao ter imaginado isso antes. Serio, incrivel
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Confesso que não é o gênero que eu amo, mas essa sinopse realmente me deixou intrigada assim como te encantou. Me deixou curiosa. Principalmente esse quote com questionamento. Fiquei ainda mais curiosa. Marquei no Skoob, pra wishlist da bienal.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  25. Amei a resenha, nunca li um livro desse gênero mas, achei esse extremamente interessante! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  26. Estou lendo esse livro, logo tem resenha no Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir