Resenha #116 - Boneco de Pano

por - junho 02, 2017

VOCÊ ESTÁ NA LISTA DE UM ASSASSINO. E ELA DIZ QUANDO VOCÊ VAI MORRER. O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. [...]


 Título: Boneco de Pano
 Série: Detetive William Fawkes #1
 Autor: Daniel Cole
 Editora: Arqueiro
 Gênero: Policial
 Páginas: 336
 Lançamento: 2017
 Skoob: (Ler +)
 Classificação: 
 [Livro cedido pela editora em parceria]
 Sinopse: "VOCÊ ESTÁ NA LISTA DE UM ASSASSINO. E ELA DIZ QUANDO VOCÊ VAI MORRER. O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. O cadáver é composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano. Enquanto Wolf tenta identificar as vítimas, sua ex-mulher, a repórter Andrea Hall, recebe de uma fonte anônima fotografias da cena do crime, além de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o próximo boneco. O último nome na lista é o de Wolf. Agora, para salvar a vida do amigo, Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vítimas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar. Com protagonistas imperfeitos, carismáticos e únicos, aliados a um ritmo veloz e uma deliciosa pitada de humor negro, Boneco de pano é o que há de mais promissor na literatura policial contemporânea."


 Opinião: Este livro, sem sombra de dúvidas, foi a melhor trama policial que li este ano. Em outra resenha comentei sobre o livro policial de Harlan Coben que igualmente foi impactante, mas admito que 'Boneco de Pano' me prendeu e me surpreendeu de todas as formas.

Começamos a trama com um mistério e um crime: um corpo é encontrado, mas ele não é um simples corpo, pois contém partes de outras seis pessoas nele, costuradas cirurgicamente. Um corpo, seis vítimas, em resumo. Por ser um caso de gravidade elevada, a polícia chama o único detetive à altura de um criminoso deste, o detetive William Fawkes, conhecido como Wolf.

"Gigantescos pontos cirúrgicos alinhavam as partes desconexas de corpos diferentes. De um lado, uma perna masculina negra; do outro, uma feminina branca. À direita, a mão grande de um homem; à esquerda, a mão bronzeada de uma mulher. O negro dos cabelos desgrenhados fazia um forte contraste com a pele alva e sardenta do tronco feminino."

Mas antes de adentrar no crime, temos que saber que Wolf foi afastado de suas funções por se envolver em um caso de grande repercussão, ele investigou e levou à juri um assassinado responsável pela morte de 27 mulheres, que foram queimadas ainda vivas. Por ironia do destino e por intervenção de muitas pessoas que prejudicaram o julgamento, este assassino foi absolvido.


Revoltado e sabendo que este cruel criminoso voltaria a atacar, Wolf acabou tentando matar o monstro com as próprias mãos, mas foi impedido e, como previsto, foi atacado pela sociedade por seu ato, tendo que ser internado em clínica psiquiátrica. Logicamente o assassino voltou a matar e todos que interviram naquele caso horrendo souberam que foram tão culpados como o próprio assassino, mas em primeira mão, quem serviu de bode expiatório foi Wolf.


Talvez por estar envolvido neste caso em particular, o assassino do caso intitulado de 'Boneco de Pano' escolheu Wolf, o motivo? Ninguém sabe. O detalhe mais intrigante, que não deixou dúvidas de que Wolf estaria marcado pelo assassino, foi que o boneco de pano sinistramente foi colocado em uma posição que apontava diretamente para o apartamento de Wolf. Uma indireta bem direta, se é que me entende.

"É muito mais raro que o assassino escolha uma pessoa em particular como interlocutora, seja dentro da polícia ou fora dela. Mas quando isso acontece... quando isso acontece os motivos são sempre pessoais. [...] Provavelmente o nosso assassino reconhece Wolf, e apenas ele, como um adversário à altura."

E não acaba por aí, o assassino ainda escolha a ex-mulher de Wolf para servir como porta-voz, isto porque ela é a pessoa que acaba recebendo a lista contendo nomes das próximas vítimas e a data em que serão mortas. Não muito diferente do que imaginávamos, Wolf é o último da lista, tendo que correr contra o tempo para evitar as mortes e descobrir quem é o assassino por trás disso tudo para assim evitar sua própria morte.


O assassino, por sua vez, possui uma mente brilhantemente sinistra, ele não mata de formas comuns, suas vítimas tem mortes cruéis e os objetos utilizados são escolhidos de forma astuta, sendo quase impossível prever e evitá-las. Como ele tem acesso às vítimas? Outro mistério. Ele também parece estar sempre um passo à frente da polícia, o que faz uma dúvida pairar nas investigações, alguém poderia estar vazando informações ao assassino? Se sim, quem?

"- Sete mortos... e até agora as únicas armas identificadas foram flores, uma bombinha e um peixe. [...] Lembra-se dos velhos tempos quando as pessoas tinham a decência de simplesmente sacar um revólver e atirar nas outras?"

A mídia, em contrapartida, se delicia com as notícias e, de forma sensacionalista e indelicada, coloca um 'relógio da morte' que cronometra o tempo para a morte de cada vítima, o que faz com que o trabalho dos investigadores fique cada vez mais difícil, pois além da pressão da própria polícia em descobrir e evitar novos assassinatos, a população fica cada vez mais assustada e alvoroçada.


Mas, dentro da polícia, acabamos descobrindo uma mente super brilhante de um funcionário que nunca imaginaríamos, ele juntará as peças e descobrirá alguns mistérios, inclusive envolvendo o detetive Wolf. Então as coisas mudam, aquele que está na lista, de fato, seria uma vítima? Teria Wolf algo relacionado com essas mortes? Porque todas as vítimas, curiosamente, tem alguma relação com Wolf e o caso do assassino de mulheres?

"- Você está tentando me antagonizar, não está? Por isso eu gosto de você, William. É um homem tenaz, determinado. Se os juízes precisam de mais provas, você inventa essas provas. Se um réu é absolvido pelos jurados, você espanca esse mesmo réu até a morte. Se é afastado da polícia, você dá um jeito e acaba voltando. E mesmo quando está cara a cara com a própria morte, agarra-se à vida com unhas e dentes. É admirável. Realmente admirável."

Como mencionei acima, esta trama me surpreendeu de forma incrível, é um enredo eletrizante, trazendo mistérios diferentes dos usuais, nos colocando em posições totalmente diferentes a cada capítulos, nos fazendo imaginar mil e uma hipóteses antes de finalmente nos mostrar a verdade - que não é nada do que imaginamos, trazendo ainda um final espetacular, com abertura para um próximo livro, mas sem deixar pontas soltas.


Não posso deixar de derramar elogios para esse autor, que com sua escrita me fez mergulhar em um mundo sinistro e instigante, ele soube trabalhar de forma impecável com a mente de psicopatas e a mente de policiais, nos fazendo entender cada detalhe do raciocínio de ambos lados. O autor não traz aqui uma história com final feliz e clichê, ele traz um mistério a ser revelado e pontos obscuros a serem esclarecidos, nos faz uma revelação surpreendente e nos deixa completamente satisfeitos com o final!

"Nenhuma daquelas pessoas fazia ideia do monstro que passava por elas: um lobo em pele de cordeiro."

Em contrapartida, também não posso reclamar da diagramação feita pela editora, como sempre o livro está marcado pela simplicidade e detalhes feitos para nos deixar tendo uma leitura confortável, páginas amareladas e letras em tamanho adequado. A capa está incrível, condizente com a história. Além disso, não encontrei erros de revisão, gramática ou tradução.


Enfim, não posso deixar de elogiar grandemente esse lançamento e recomendar aos amantes de uma boa história policial, garanto que irão ficar satisfeitos como eu e não irão se arrepender. Abaixo deixo os links para conferirem.


Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima!

♥ Você também vai amar:

38 comentários

  1. Achei esse livro bem interessante, já quero ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Parece mesmo ser uma ótima estória, obrigada pela dica, com certeza vou ler! Adorei a sua resenha! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Também gostei muito da capa, apesar de ser bem simples <3

    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ah, mas de qualquer maneira essa capa tá arrasando! Obrigada <3

      Excluir
  4. Oi!
    A sinopse desse livro é fantástica!
    O pessoal da editora está recomendando fortemente como um ótimo thriller policial com pitadas de humor também.
    Admito que preciso ler esse livro hahaahahhaahhaa
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que você precisa ler esse livro hahaha

      Excluir
  5. Oi Lilian, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! estou louca para ler esse livro, será uma das minhas próximas leituras. A gente chega em um momento que parece estar sem saída e começa a duvidar de tudo e de todos inclusive do policial. Mas para mim, não tem cara de ter sido ele. Tomara que não, será que serei surpreendida??? Estou louca para ler e descobrir tudo . Adorei sua resenha, sua empolgação me contagiou!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lendo pra saber, amiga. Vai lá hahaha
      Que ótimo saber que gostou, obrigada!!
      Beijos e volte sempre <3

      Excluir
  6. Amo livros de suspense e mistério como esse, a história deve ser bem envolvente! Amei sua resenha. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Eu gosto muito de livros desse genero, por isso fico bem curiosa quanto a este desenvolvimento. Pelo que pude compreender em seus comentários, a obra deve ter varias reviravoltas heim? Suas impressões me deixaram bem motivada e espero poder ler logo.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!
    EU PRECISO LER ESSE LIVRO! Já até contei mil vezes aqui que amo esse tipo de narrativa e para melhorar tu ainda me apresenta um livrão desses! Amei! Adorei sua resenha e adorei o livro!
    Beijão
    www.a-toca.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!este livro me atraiu demais na sinopse é com tua rsenhas fiquei mais interessada ainda.
    Amo livros cheio de reviravoltas .
    Livros de suspense e mistério me atrai demais e est tá no topo da minha leitura futura

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Que livro perfeito!
    É uma das primeiras resenhas que leio sobre a obra, e adorei cada detalhe que vc citou! Quero conferir a obra em breve, tipo agora!! Amei a capa, e fiquei mega curiosa sobre o desfecho!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Adorei ler sua resenha e preciso dizer que se parece muito com a minha opinião sobre esse livro.
    A composição do Boneco de Pano foi o que mais chamou minha atenção. Além disso a corrida contra o tempo e as histórias por que envolvem o detetive são incríveis.
    Confesso que espera um pouquinho mais do final, mas não chegou a desagradar.
    Super legal sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Eu amo esse gênero!!
    Achei o enredo muito bom e com uma trama muito bem desenvolvida, dá pra ver que esse é um livro que não conseguimos largar antes de saber o final! Gostei muito da curiosidade que essas obras nos causam, nos fazendo imaginar milhões de motivos para aquilo acontecer tentando entender quem é o culpado. Dica anotada! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  13. Oiee meninas ^^
    Mistério e tramas com assassinato não são bem a minha praia, mas eu ando tentando ler outros gêneros ultimamente, e ver que esse livro foi o melhor do gênero que você leu, bem, isso me deixou mega curiosa. Isso e o fato de eu já ter visto que algumas pessoas estavam gostando da trama. Saber que o enredo é eletrizante e que você gostou tanto me deixou animadíssima. Quero *-*
    PS: Adorei as fotos ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Menina,
    Se estou surpresa e elétrica só ler sua resenha, não consigo imaginar como estarei eu ao ler esse livro, sério mesmo, sou apaixonada por triller policial e esse parece ter o que há de melhor no gênero e olha que antes de passar por aqui nem tinha me interessado muito em saber do que se tratava o livro, mas agora que sei já quero muito ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Já vi a capa maravilhosa desse livro por aí, mas não sabia exatamente do que se tratava, mas lendo sua resenha fiquei MEGA curiosa. Ultimamente tô adorando ler livros assim, então já entrou pra wishlist. Valeu pela dica!
    Suas fotos ficaram maravilhosas! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  16. Já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia do que se tratava, amei saber! Simplesmente amei! Adoro enredos policiais, essa áurea de mistério que eles trazem. Gostei ainda mais quando li que o fim não é um clichê clássico, um final diferente? Quero conferir! Com certeza já incluí esse livro na lista de futuras leituras. Bexitus!

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    Minha nossa senhora que eu fiquei doida para ler esse livro! Que obra! Que ideia!! Deve ser aqueles livros que a gente não consegue largar até chegar no final!!
    Simplesmente precisoooooooooo!!!
    Sou alucinada por esse tipo de livro e sua resenha me deixou aqui empolgadíssima!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Olá, após sua resenha, esse livro parece ser um suspense policial beeem pesado, com um assassino que gosta de brincar com suas vítimas. Que crueldade isso de um corpo com seus pedaços de outro corpo. Fiquei curiosa para ler depois de ler sua resenha, já li livros do gênero mas nada tão elaborado assim.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu ando vendo todo mundo falar super bem dessa obra, e estou morrendo de vontade de ler porque adoro histórias do gênero, principalmente quando a obra é tão eletrizante assim. Adorei poder conferir a sua resenha, pretendo comprar essa obra assim que possível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Esse é um livro que com certeza será lido. Eu só não solicitei ele porque tinha me interessado mais por outros dois, mas assim que der vou solicitar porque o gênero é um dos meus preferidos!
    Adoro quando a história é assim, quando me faz criar várias teorias para depois não ser nada daquilo que eu estava pensando... adoro ser trolada! ahahahahah
    Adorei as fotos e a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Fiquei bem curiosa quanto ao caso que afastou Wolf e um pouco horrorizada também. Faz um tempão que não leio um bom suspense e acho que este livro tem tudo para me prender do inicio ao fim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá! Nossa que livro hein... Eu gosto de livros assim policiais, são sempre cheios de mistérios, suspense e muita tensão, oq torna a leitura bem mais interessante. Gostei da sua resenha, me fez ficar curiosa quanto ao restante do livro. Parabéns bjs!

    ResponderExcluir
  23. Olá!!

    Essa capa vive aparecendo na minha time line e eu já imaginava que seria uma narrativa nesse gênero, mas não procurei me aprofundar mais já que não é meu tipo habitual de leitura. Mas graças a sua resenha eu já tenho o presente perfeito para a minha amiga que é doida por livros assim e vai amar, espero que ela ame e se envolva tanto quanto você. Adorei sua resenha e o blog.

    Beijos e Sucesso

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas ele está na lista para ler até o final do ano, pois ele tem uma premissa muito interessante. Você ter dito que o assassino ter uma mente brilhantemente sinistra me agrada muito. Gosto de personagens que fogem da caixinha e que pensam em coisas cruéis. Acho que é porque sou muito assim rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá!!

    Caramba, eu não sei dizer em palavras o quanto estou feliz por ter lido essa resenha. Eu já estou vendo esse livro circulando por aí, não nem parei pra ler a sinopse ainda. E, JESUS!, que trama! Consegui captar todo o mistério e a tensão que ronda o enredo por meio dos seus comentários. Que resenha incrível, mulher! Amei!
    Vou colocar o livro na minha lista de desejados, com certeza. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Tenho visto muitos elogios para esse livro e sua resenha só confirmou que deve ser realmente uma ótima leitura para quem ama romances policiais. Eu tenho uma relação de amor e ódio com livros desse gênero e, ultimamente, tenho pendido mais para o ódio haha. Então, é bem difícil um livro de suspense despertar minha curiosidade em ler.
    De qualquer forma, não posso ignorar uma resenha tão positiva assim, por isso, vou deixar a dica anotada para um outro momento. Estou tentando voltar a ler livros deste gênero, então, talvez dê uma oportunidade para ele.
    Ah e adorei sua resenha, ficou completa sem revelar mais do que o necessário!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Eu preciso ler esse livro haha é a segunda resenha positiva que leio hoje, então eu preciso mesmo ler ele. Eu amo tramas bem elaboradas, e, olha só, foi a Arqueiro que lançou esse livro. Gente, eu tenho o maior amor por essa editora haha a edição deles é, na maioria das vezes, impecável. Só que eu fiquei na dúvida: o livro é único ou é uma série?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bom?
    Sua resenha me fez ter vontade de entrar correndo na amazon e comprar o ebook desse livro, sério! A forma como você falou me deixou super curiosa e já quero saber o porque desse detetive estar na lista, porque as novas vítimas tem alguma relação com ele e o que vão descobrir sobre ele. Amei muito sua resenha e espero poder ler este livro o mais rápido possível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Eu adoro quando um livro nos surpreende a cada página, fazendo a gente bolar milhões de teorias durante e leitura pra no final errar feiamente cada uma delas e o autor nos apresentar algo muito mais brilhante e completamente incrível.
    Pelo jeito esse livro tem uma temática fascinante mesmo, e espero poder lê-lo um dia

    ResponderExcluir
  30. Ooi,
    Não conhecia o livro e a capa também não me chamou muita a atenção, mas o enredo!!! Estou muito curiosa para saber o desfecho dessa história!!
    Obrigada por me apresentar esse livro, adorei.

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Uau! Parece o máximo o livro, fiquei super curiosa pra ler haha'

    Beijooos!

    ResponderExcluir